terça-feira, outubro 02, 2007

Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS)

A Rede Internacional de Educação de Técnicos em Saúde (RETS) é uma estratégia de articulação e cooperação técnica entre instituições de caráter público, vinculadas direta ou indiretamente, à educação de técnicos em saúde.

O objetivo da Rede é fortalecer os sistemas de saúde dos países membros, promovendo interação entre as instituições integrantes, agregando e sistematizando conhecimentos que possam subsidiar a elaboração de políticas de cooperação internacional, promovendo a discussão e o intercâmbio de experiências e demandas relativas à formação de trabalhadores técnicos em saúde.
A RETS baseia suas ações no pressuposto de que a qualificação dos trabalhadores é uma dimensão fundamental para a implementação de políticas públicas que atendam às necessidades de saúde da população.

Atualmente a Rede reúne 98 entidades de 20 países, entre representações da Organização Mundial da Saúde (OMS), órgãos de governo, instituições de ensino técnico e associações de profissionais técnicos.
Entre os países de lingua portuguesa, Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal e São Tomé e Principe fazem parte da rede. Guiné Bissau está em fase de formalização.

Para maiores informações:
Secretaria Executiva da RETS
Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio
http://www.epsjv.fiocruz.br/
Fundação Oswaldo Cruz

Nenhum comentário: