terça-feira, novembro 20, 2007

Acompanhando as metas de desenvolvimento do Milênio

O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD - http://www.pnud.org.br/), o Google e a Cisco Systems lançaram, no dia primeiro de novembro de 2007 um site para acompanhar e monitorar indicadores, mapas e análises sobre o desempenho de mais de 130 países nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. MDG Monitor.

Acabar com a extrema pobreza e a fome, promover a igualdade entre os sexos, erradicar doenças que matam milhões e fomentar novas bases para o desenvolvimento sustentável dos povos são algumas das oito metas da ONU apresentadas na Declaração do Milênio, e que se pretendem alcançar até 2015.

As Metas de Desenvolvimento do Milênio (MDM) , foram adotada pelos 189 estados membros das Nações Unidas no dia 8 de setembro de 2000. Foram desenvolvidas para confirmar os acordos internacionais firmados ao longo dos anos 90. A Declaração traz uma série de compromissos concretos que deverão ser cumpridos e que espera-se possam contribuir para melhorar a vida e o destino de milhões de pessoas ainda neste século.

As Metas de Desenvolvimento do Milênio são:
Meta 1: Erradicar a pobreza extrema e a fome
Meta 2: Atingir o ensino primário universal
Meta 3: Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres
Meta 4: Reduzir a mortalidade infantil
Meta 5: Melhorar a saúde materna
Meta 6: Combater o HIV/Aids, malária e outras doenças
Meta 7: Garantir a sustentabilidade ambiental
Meta 8: Estabelecer uma Parceria Global para o Desenvolvimento

mais informações em português: http://www.pnud.org.br/odm/index.php?lay=odmi&id=odmi

Nenhum comentário: