terça-feira, dezembro 11, 2007

Seminário sobre a cooperação da Fiocruz na África

A FIOCRUZ realizou no inicio de dezembro um seminário sobre a cooperação com a África.
Alguns dos tópicos destacados no encontro foram a inauguração, em março de 2008, do escritório da Fiocruz e a instalação do mestrado em saúde pública em Moçambique.

Atualmente, a FIOCRUZ, mais especificamente a Escola Nacional de Saúde Publica - ENSP - já colabora com o mestrado em em Saúde Pública em Angola.

Está também previsto, um estudo de viabilidade de uma fábrica de medicamentos em Moçambique que será realizado pelo Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos) da FIOCRUZ.

Outras possibilidades de cooperação serão feitas por profissionais do Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec) e do Instituto Fernandes Figueira (IFF), a fim de serem desenvolvidos postos de combate à Aids e o treinamento de pessoas para a instauração de bancos de leite, respectivamente.
O presidente da Fiocruz, Paulo Buss, comentou que a principal intenção é deixar nesses locais instituições estruturantes, como escolas técnicas e de saúde pública, serviços de referência e institutos de produção de insumos (imunobiológicos e medicamentos), e não somente fornecer produtos.

“A nossa grande contribuição para a CPLP é oferecer recursos humanos, ou seja, gente de qualidade e apaixonada pelo que faz”, afirmou Paulo Buss.


Nenhum comentário: