terça-feira, janeiro 15, 2008

Gestão da co-infecção TB-VIH em dez unidades de saúde de Angola e recomendações para o acesso universal

Este vídeo realizado em parceria entre a Direcção Provincial de Saúde do Governo da Província de Luanda e o escritório de representação da OMS em Angola é o mais importante realizado até o momento.

Apesar de um pouco longo, (14 minutos), pode-se bem avaliar o processo de como foi desenvolvida a politica e a implementação da Gestão integrada TB-VIH (Integrated Management Adult Illness – IMAI) em Angola.
Avalia-se também a dez unidades de saúde da província de Luanda (população de 4 milhões e meio de pessoas) onde todas as recomendações para o tratamento das coinfecções TB - VHI são acompanhadas de perto aspirando alcançar o acesso universal.

O Vídeo destaca recomendações simples, que se referem à organização do serviço e que não necessitam de grandes investimentos. São portanto viáveis.

Na parte final, propõe-se o fluxograma de acompanhamento dos pacientes a partir da triagem médica, começando pela clínica de TB e quando necessário, encaminhamento para a clínica de ART para o tratamento antiretroviral.

Vale destacar que este fluxograma está sendo usado nos cursos de capacitação da gestão integrada da coinfecção TB - VHI.

Este é um tema importante nos dias de hoje e vale a pena assistir.


Video enviado pelo Dr. Nando Campanella
Programa de HIV/SIDA

Representação da OMS em Angola
E-mail: campanellan@ao.afro.who.int
Tel: +244-222-332398
Fax: +244-222-332314


Nenhum comentário: