segunda-feira, fevereiro 11, 2008

SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE: Camisinhas a qualquer hora, em qualquer lugar

Príncipe, 28 Janeiro 2008 (PlusNews).
Bares, restaurantes, discotecas e lojas em São Tomé e Príncipe agora têm um novo elemento em sua decoração.

São pequenas caixas de madeira de cor castanha, que comportam 144 preservativos, colocadas em lugares de boa visibilidade. Afinal, a intenção é que os dispositivos de camisinhas chamem a atenção da clientela.

Os preservativos tradicionalmente são distribuídos nos postos de saúde, mas ainda precisam ser ainda mais acessíveis, especialmente para os jovens. “É uma forma que encontramos para que o preservativo esteja mais perto dos são-tomenses”, disse Alzira do Rosário, coordenadora do Programa Nacional de Luta Contra SIDA (PNLS).

“Não é preciso pedir nada a ninguém. Quem precisar é só tirar.” A novidade é uma iniciativa do PNLS, lançada em Dezembro de 2007 em Príncipe.

Os dispositivos foram colocados em 34 postos considerados estratégicos nesta ilha. Com cerca de 160 mil habitantes, o arquipélago de São Tomé e Príncipe, na costa do Gabão, regista uma seroprevalência de 1,5 por cento, considerada baixa no continente. Mesmo assim, há quem expresse preocupação. “A cada dia que passa a situação está a complicar-se. Sida já não é uma brincadeira”, disse Ângela Costa, coordenadora do Gabinete de Promoção da Mulher e Família no hospital Manuel Quaresma Dias da Graça Costa, numa campanha pelo uso de preservativo em Belo Monte, uma antiga empresa agrícola na região de Príncipe.


Notícia completa e mais informações: http://www.plusnews.org/pt/Report.aspx?ReportId=76442

Nenhum comentário: