quinta-feira, junho 19, 2008

INAHTA, O que é isso?

INAHTA ou International Network of Agencies for Health Technology Assessment (http://www.inahta.org/) é uma Rede Internacional de Agências para Avaliação Tecnológica em Saúde fundada em 1993.

Esta rede agrega cerca de 45 agências de 22 países com o objetivo de cooperar com a difusão de informações e estudos na área de avaliação de tecnologias em saúde (ATS).

Desde maio de 2006, o Brasil também faz parte desta rede através do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit) da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde.

Desde que se tornou membro da INAHTA, o Decit, na instância da Coordenação Geral de Avaliação de Tecnologias em Saúde, vem participando dos encontros anuais do HTAi (Health Technology Assessment International) - Uma organização internacional de promoção de avaliação de tecnologias em saúde.



Este ano, o V Encontro do HTAi será realizado de 6 a 9 de julho de 2008 em Montreal/Canadá sediado pela Agence d’évaluation des technologies et des modes d’intervention en santé du Québec (AETMIS) celebrando também seu 20º aniversário.

O tema do encontro deste ano será “Avaliação de Tecnologias em Saúde em Contexto”, focalizando especificamente nos elos entre governo e avaliação de tecnologias em saúde, o papel da avaliação de tecnologias em saúde nos hospitais, e o papel de HTAi para favorecer e incorporar tecnologias promissoras.

Uma das novidades deste encontro é que o Decit realizará um workshop em Português, como parte das atividades que antecederão o encontro.

O tema deste workshop será "Desafios para a Implantação de uma política de avaliação e gestão de tecnologias em saúde no Brasil" e espera-se uma ampla participação de profissionais de saúde de todos os países de lingua portuguesa.

A programação completa em inglês está disponível no site: http://www.htai2008.org/en_home.phtml

Nenhum comentário: