terça-feira, julho 15, 2008

Hospital de Chiulo - Angola - uma análise

Este filme abaixo de 5 minutos, conta a história do hospital de Chiulo em Angola em relação ao atendimento ao VIH/SIDA.

O hospital do Chiulo é um grande hospital de 200 camas localizado no mato da província do Kunene em Angola. A província tem uma seroprevalência para o HIV de 9,4%. Kunene faz fronteira com a Namíbia que tem uma seroprevalência para o HIV de 20%.


Portanto o hospital do Chiulo, por sua posição estratégica, é considerado um hospital de referência e atende doentes provenientes de uma grande área rural, incluindo a parte norte do Kunene e a parte sul da província da Huila com uma captação de utentes em torno de 500.000 pessoas.

Produzindo dados epidemiológicos fidedignos e de qualidade, o hospital de Chiulo sempre foi considerado como uma fonte de dados epidemiológicos importante para se avaliar o meio rural.

Como os estudos de seroprevalência para o HIV nas grávidas são sempre baseados em dados provenientes das capitais provinciais, os resultados reflectem a realidade urbana e não necessariamente a realidade de todo o país.

Os resultados actualizados de uma investigação apresentados no filme à seguir, são indícios, embora não provas, que demonstram que no meio rural da província de Kunene (e também na Província de Huila) a seroprevalência de VIH é inferior a mais do que 50% da prevalência encontrada no meio urbano.

Esta conclusão nos leva a considerar a possibilidade de um factor de correcção para a estimativa das pessoas vivendo com VIH em Angola, caso se obtenha dados similares em outras áreas rurais do país.

BIOSSEGURANÇA DO SANGUE

Com o isolamento do hospital do Chiulo, deve-se também considerar sua auto-suficiência e desafio enfrentados com a questão da biossegurança.

Neste sentido, o hospital de Chiulo está esforçando-se com o apoio da OMS, para promover a profilaxia da exposição ocupacional, para a eliminação do lixo hospitalar e para aumentar a disponibilidade do sangue seguro para transfusões, aconselhando e tratando 100% dos doadores soropositivos para malária, VIH, Sífilis, Hepatite B, Hepatite.

Esperamos que este filme seja informativo.






Matéria e Video enviados pelo Dr. Nando Campanela
Oficina de representação da OMS em Angola
Programa em VIH/SIDA

E-mail:
campanellan@ao.afro.who.int
Tel: +244-222-332398 Fax: +244-222-332314





5 comentários:

Anônimo disse...

Caros Senhores

Conheci este Hospital como Missão do Chiulo, tendo ali sido tratado em 1960 ou 1961 de um ataque de paludismo pela Irmã Dominique.
Sei, porque que me contaram os meus pais!
É sempre bom saber que continua a funcionar e a salvar vidas.
Bem hajam!
Alexandre Abreu ( filho)

Anônimo disse...

I minha filha nesceu no hospital desta missão, em 1979. Estavamos em guerra, uma guerra civil e uma guerra com os Sul Africanos. Ouviam-se os jactos deles a largarem, muito perto, as suas bombas. Ana Paula

jose cardoso disse...

Eu nasci nesse hospital que tinha o nome de missão do chiulo e gostav de saber se ainda guardam os assentos de nascimento do ano de 1968. Obrigado

saul'art disse...

Eu nasci nesse hospital em 1971, o meu pai trabalhava no banco do roçadas.
Bom hajam.
Como posso fazer algum donativo.
Agradeço

Unknown disse...

Amei o vídeo, mostra o quão importante foi e é, os serviços de saúde prestados pelo Hospital Municipal do Chiulo... Quero que me envie esse vídeo, é possível?