terça-feira, agosto 19, 2008

Diáspora

Estamos sempre falando dos oito países de língua portuguesa e dos 220 milhões de pessoas que vivem e trabalham nestes países. Destacamos dados estatísticos de saúde e mostramos estratégias desenvolvidas pelos governos para melhorar a qualidade de vida de seus cidadãos.

No entanto, existem milhares de outros compatriotas que se encontram espalhados pelo mundo a fora. Uma diáspora, algumas vezes invisível, responsável por sustentar famílias inteiras em seus países de origem.

Enfrentando o preconceito, a dificuldade de viver e adaptar-se a uma nova cultura, clima e outro idioma, esta gente luta para ter uma vida melhor e acima de tudo para proporcionar uma vida melhor para seus filhos e sua família.

Fora dos países da CPLP ou Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, existe uma forte comunidade de descendentes de colonizadores portugueses em Goa na Índia e Macau na China.
De acordo com o etnologue (http://www.ethnologue.com/) existem pequenas e grandes comunidades de lingua portuguesa na França, Alemanha, Suiça, Bélgica, Luxemburgo, Andorra, Espanha, Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Uruguai, Paraguai, Suriname, Guyana, Congo, África do Sul, Malwi, Namíbia, entre outros.
Assim, o numero de pessoas que fala português é maior do que a população dos países da CPLP.

O português é a sexta língua mais falada do mundo, o terceiro idioma mais falado no hemisfério ocidental e o mais falado abaixo do equador. Tem estatuto oficial na União Européia, na União Africana, União Latina, Comunidade Ibero-americana de nações e no Mercosul. O português é ainda língua oficial na Santa Sé e lingua de trabalho em diversas organizações.

E com toda esta população espalhada pelo mundo, existem várias associações, comunidades, centros culturais, institutos de cooperação, jornais, BLOGS e muito mais em diversos países que se dedicam a promover a cultura e integração entre estes expatriados.

Quem souber de outras, entrem em contato conosco.


Há ainda sites que se especializam em divulgar assuntos de interesse nos países de lingua portuguesa: Procure!




Nenhum comentário: