quarta-feira, agosto 27, 2008

FIOCRUZ NA GUINÉ BISSAU EM AGOSTO

A Fiocruz dá mais um passo em sua política de cooperação internacional no continente africano enviando uma missão especial à Guiné-Bissau, para discutir estratégias para criação de uma Escola de Saúde Pública, em nível técnico e de pós-graduação, integrada ao Instituto de Saúde Pública, no contexto de um país onde há uma seria carência de recursos humanos em saúde.

Fazem parte da missão o diretor da ENSP, Antonio Ivo de Carvalho, o diretor da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz), André Malhão, e o diretor de Planejamento Estratégico da Fiocruz (Diplan), Félix Rosemberg.

O trabalho de cooperação técnica da FIOCRUZ com o continente africano faz parte de uma demanda do governo federal, através do Ministério da Saúde.

Há alguns anos, a ENSP vem se empenhando para cumprir com a determinação do governo federal. Em dezembro de 2007, a Direção da Escola assinou portaria constituindo o Grupo de Trabalho da África (GT África) com o objetivo de coordenar atividades de cooperação técnica da ENSP com os países africanos.

Em março de 2008, a Presidência da Fiocruz organizou o segundo seminário Brasil - África, uma reunião mais ampliada das Unidades técnico-científicas da Fiocruz para atualização de projetos e acordos realizados com os países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O seminário recomendou a constituição de um Grupo de Trabalho da Fiocruz com a CPLP e África, que deverá trabalhar com duas atribuições:
  • o GT África da Fiocruz deve trabalhar no sentido de otimizar as ofertas entre as unidades técnico-científicas da Fiocruz e os países.
  • reunir elementos para a criação de uma rede de educação em saúde pública na África.

http://www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/

Nenhum comentário: