segunda-feira, dezembro 15, 2008

Biblioteca Móvel de enfermagem - um projeto solidário

O que é a Biblioteca Móvel?

Trata-se de um projecto do Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE), já implantado em vários países africanos de língua inglesa com a designação de Mobile Library, e que a Ordem dos enfermeiros de Portugal julgou do maior interesse adoptar para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e Timor Leste com a designação de Biblioteca Móvel (BM).

Sabemos que nos países em desenvolvimento os enfermeiros prestam mais de 80% dos cuidados de saúde. Estes enfermeiros muitas vezes trabalham sem receber ou ter acesso à informação actualizada sobre cuidados de saúde, nomeadamente sobre Enfermagem.
Todavia, todos os dias, os enfermeiros são chamados para prestar cuidados a pessoas com doenças como o VIH/SIDA e outras, como a tuberculose e a malária, todas elas constituindo-se como autênticos flagelos.


Os enfermeiros têm, ainda, de responder às necessidades de cuidados de saúde de carácter mais geral, como: vacinação, promoção da saúde, partos, cuidados aos feridos, aos velhos e aos moribundos.

Como a melhoria dos cuidados de saúde depende largamente da actualização do pessoal de saúde, a finalidade da Biblioteca Móvel é justamente ajudar a preencher o fosso entre a necessidade de informação e a sua acessibilidade.

Objectivos da BM
- Distribuir informação relevante e actualizada sobre cuidados de saúde, incluindo livros de referência para enfermeiros que trabalham em locais remotos e com difícil acesso a materiais de informação, para apoiar o seu trabalho e as suas responsabilidades.
- Complementar necessidades de formação dos enfermeiros quando necessário.
- Ser um instrumento eficaz para a promoção da saúde e prevenção da doença nos locais mais remotos.
- Encorajar e manter a aprendizagem ao longo da vida para os profissionais de Enfermagem, que trabalham longe dos centros onde se encontram os recursos educacionais.



Para maiores informações:

email - bibliotecamovel@ordemenfermeiros.pt - gri@ordemenfermeiros.pt
Página eletrônica - http://www.ordemenfermeiros.pt/

Conselho Internacional de Enfermeiros (ICN)
email -
icn@icn.ch
Página Eletrônica - http://www.icn.ch/

Um comentário:

Anônimo disse...

nice post