segunda-feira, janeiro 19, 2009

Semana Mundial do Aleitamento Materno

O Aleitamento materno é uma das formas mais eficazes de garantir a sobrevivência dos recém nascidos. A amamentação exclusiva durante os seis primeiros meses de vida contribui para salvar a vida de mais de um milhão de bebês a cada ano.
Recomenda-se o aleitamento materno exclusivo durante os seis primeiros meses de vida.
É importante:
• Começar o aleitamento na primeira hora de vida.
• Amamentar o recém nascido durante o dia e a noite.
• Evitar mamadeiras e chupetas



Benefícios para a saúde do recém nascido
O leite materno é ideal para o recém-nascido, porque aporta todos os nutrientes necessários para um desenvolvimento sadio.
O leite materno possui anticorpos que ajudam a proteger a criança de enfermidades freqüentes como diarréia e pneumonia, as principais causas de mortalidade infantil no mundo.



Benefícios paras as mães
O aleitamento materno reduz o risco de câncer de mama e ovário, ajuda a mãe a recuperar mais rapidamente seu peso anterior a gravidez e reduz a taxa de obesidade, além de ajudar como método natural de contracepção.

Benefícios a longo prazo para as crianças
Além dos benefícios imediatos para o recém nascido, o aleitamento materno ajuda a manter a saúde durante toda a vida. Os adultos que foram amamentados quando pequenos tem pressão arterial mais baixa, taxas de colesterol menos elevadas e são menos propensos a obesidade e diabetes do tipo 2. Estudos que também sugerem que pessoas que foram amamentadas tem QI mais elevado.

Por que não ao leite artificial?
O leite artificial não contém os anticorpos presentes no leite materno e pode ser um veículo de enfermidades transmitidas pela água, especialmente se a água utilizada não for potável. Ao mesmo tempo, se o leite for demasiadamente diluído pode contribuir para a desnutrição do bebê.



O aleitamento materno e o vírus do SIDA
Nas mulheres infectadas pelo vírus HIV, a OMS recomenda o aleitamento exclusivo durante os seis primeiros meses de vida a não ser que o substituto do leite materno seja:


• Socialmente aceito pela mulher.
• Viável - local adequado e ajuda para preparar as mamadeiras.
• Disponível e sustentável por seis meses consecutivos (financeiramente falando).
• Seguro, ou seja, o leite artificial possa ser preparado com água potável e condições básicas de higiene.

Apoio é essencial
O aleitamento materno requer força de vontade e persistência. Algumas mães podem ter um pouco de dificuldade no inicio e às vezes dor nos mamilos. Há também o temor de que o leite não será suficiente para alimentar o recém nascido.
Por isso o apoio de outras mães e amigas que estejam amamentando ou que amamentaram seus bebês, é importante para a mulher.





Nenhum comentário: