domingo, fevereiro 22, 2009

Fundação Oswaldo Cruz consolida atuação internacional

A Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), órgão do Minístério da Saúde do Brasil, sediada no Rio de Janeiro começou a escrever novos capítulos de sua história.

No futuro, os anos de 2008 e 2009 serão lembrados como marcos da presença da FIOCRUZ em diferentes regiões brasileiras assim como em nível internacional.

Com a instalação de uma fábrica de medicamentos com a assessoria de Farmanguinhos na cidade de Matola, em Moçambique, no primeiro semestre de 2009, a Fiocruz vai permitir o acesso de milhares de pacientes ao tratamento da AIDS com antirretrovirais. Também serão produzidos outros medicamentos contra as doenças mais prevalentes em África.

Além da fábrica de remédios, profissionais da FIOCRUZ, com o apoio do Ministério da Saúde do Brasil, por meio do programa Mais Saúde, estão treinando colegas africanos na reformulação de seus Institutos Nacionais de Saúde, assim como os ajudando a criar escolas técnicas para formação de quadros, de forma a qualificar a assistência médica e de enfermagem. E, assim, enfrentar o desafio da AIDS e de outras doenças infecciosas e parasitárias muito prevalentes naquele continente.



Nenhum comentário: