segunda-feira, março 23, 2009

24 de março: Dia Mundial de Combate à Tuberculose

24 de Março é o dia em que Robert Koch detectou o bacilo tuberculose em 1882 e por isso neste dia comemora-se o dia Mundial de combate à Tuberculose.


10 fatos importantes sobre a Tuberculose


1) A Tuberculose é uma doença contagiosa que se propaga através do ar. Uma pessoa com tuberculose ativa pode infectar em média 10 a 15 pessoas por ano.

2) Um terço da população mundial está infectada pelo bacilo da tuberculose. Uma em cada 10 pessoas portadoras do bacilo ficará doente em algum momento da sua vida. As pessoas que são HIV positivas possuem um risco maior.

3) Em 2005, 4.400 pessoas morreram de tuberculose por dia. A tuberculose está relacionada à pobreza e afeta principalmente adultos jovens em idade economicamente ativa. A grande maioria das mortes ocorre nos países em desenvolvimento e mais da metade na Ásia.

4) A tuberculose é a maior causa de morte entre as pessoas portadoras do HIV, devido ao enfraquecimento de seu sistema imunológico. Cerca de 200.000 pessoas portadoras do HIV morrem a cada ano, a maioria na África.

5) A incidência mundial de tuberculose tem-se estabilizado ou mesmo diminuido mas ainda assim, casos continuam a aumentar nas regiões da África, Mediterrâneo Oriental e Sudeste da Ásia.

6) A tuberculose é uma pandemia mundial. Embora os maiores índices estejam na África (28% do total de casos de tuberculose), metade dos novos casos encontram-se em seis países da Ásia (Bangladesh, China, Índia, Indonésia, Paquistão e Filipinas).

7) A tuberculose multidrogas-resistente (MDR-TB) é uma forma de tuberculose que não responde a tratamentos padrão com medicamentos de primeira linha. Esta forma da doença está presente em praticamente todos os países pesquisados recentemente pela OMS.

8) A maior incidência da tuberculose MDR-TB está na China e nos países da antiga União Soviética.

9) A estratégia "Stop TB" da OMS tem como objetivo reduzir até 2015 em 50% o número de mortes por tuberculose em relação a 1990, além de diminuir o número de novos casos.

10)O Plano Global "Stop TB" 2006-2015, representa um investimento três vezes maior em relação a anos anteriores.



Para maiores informações visite o site:
http://www.stoptb.org/

Nenhum comentário: