domingo, abril 12, 2009

Argumentos para combater as mudanças climáticas

Segundo a OMS, os três principais argumentos para se combater as mudanças climáticas são:


1) A cada ano morrem aproximadamente 150.000 pessoas por problemas relacionados por alterações climáticas

Os riscos para a saúde devido às alterações climáricas, são muitos. Por exemplo: as doenças infecciosas podem ser influenciadas por fenômenos metereológicos extremos trazendo de volta doenças consideradas sob controle como a malária, a dengue e a febre amarela selvagem.
Da mesma forma, o aumento do nível do mar interfere fortemente na fertilidade do solo. O aumento da salinidade da terra reduz a produtividade agricola, resseca o solo e provoca inundações.
2) Melhorar as condições ambientais pode reduzir os problemas de saúde em mais de 25%

Mudanças nos sistemas de transporte e no consumo de energia terão forte impacto nos principais problemas de saúde pública mundiais. A poluição do ar exterior provoca a morte de mais de 800 000 pessoas por ano enquanto que a poluição do ar interior é responsável por 1,5 milhões de mortes por ano. Os acidentes de trânsito provocam a morte de 1,2 milhões de pessoas e a inatividade física é resposável por 1,9 milhões de mortes por ano.

3) Uma resposta eficaz exige uma acção global

Alguns grupos populacionais são mais vulneráveis às mudanças climáticas que outros. Jovens, mulheres, idosos, populações menos favorecidas e as populações que se encontram geograficamente distantes apresentam mais riscos.
Da mesma forma, as populações que vivem em pequenas ilhas, regiões montanhosas, áreas com menos oferta de água, as grandes metrópolis e as zonas costeiras de países em desenvolvimento também são mais fortemente afetadas por mudanças climáticas.
Apesar do impacto não ser sentidos uniformemente por todas as populações do planeta, as alterações climáticas exigem uma mudança de comportamento global para que a resposta possa ser sentida por todos.


Nenhum comentário: