quarta-feira, abril 29, 2009

Casos confirmados de gripe suína em sete países

Segundo boletim oficial da OMS divulgado nesta terça-feira dia 28 de abril de 2009, a situação sobre a gripe suína tem evoluído rapidamente. Os dados oficiais registrados até às 19:15 GMT de ontem incluíam casos confirmados em sete países.

O México continua a ser o país com o maior número de casos e segundo o Governo daquele país, há 1600 casos suspeitos da doença. De acordo com o Ministro da Saúde mexicano José Angel Cordoba, até o momento, foram confirmados 22 casos fatais.
Em outros seis países, há casos confirmados por exames laboratoriais, mas nenhuma morte foi atribuída, até agora, à gripe suína fora do México. Há casos confirmados nos Estados Unidos (64), Canadá (3), Nova Zelândia (2), Reino Unido (2), Israel (2) e Espanha (2).

A OMS continua a reforçar as recomendações anteriores, como a necessidade de lavar regularmente as mãos e procurar atendimento médico logo que haja sintomas da doença. Além disso, a OMS não recomenda limitações de viagens ou o fechamento de fronteiras.

Os países da CPLP não registraram, até agora, nenhum caso de gripe suína. Entretanto, um boletim divulgado pelo Ministério da Saúde do Brasil às 19:30 de ontem, dia 28/04/2009, confirmava que há 20 pessoas sendo monitoradas pois apresentam alguns sintomas da doença, estiveram em áreas afetadas ou mantiveram contato com pessoas contaminadas. Mas, segundo esse mesmo boletim, nenhum desses 20 casos pode ser qualificado como "caso suspeito", de acordo com os critérios estabelecidos pela OMS.
Em Portugal, a ministra da Saúde, Ana Jorge, fez uma declaração ontem, terça dia 28/04/2009, informando que irá constituir uma Equipa de Acompanhamento da Gripe, responsável por monitorar a evolução da atual situação.

O seguinte alerta está sendo divulgado nos aeroportos de Portugal, com destaque para o site http://www.dgs.pt/, onde é possível acompanhar os trabalhos desenvolvidos no país sobre o surto da nova estirpe do vírus da gripe.

O Ministro da Saúde de Angola, José Van Dúnem também emitiu uma nota informativa que pode ser vista no Espaço Colaborativo ePORTUGUÊSe http://cspace.eportuguese.org.
comunicação

Este BLOG continuará a divulgar as últimas notícias oficiais da OMS relacionadas com a gripe suína.

Nenhum comentário: