quinta-feira, abril 30, 2009

Nivel de alerta de pandemia passa para 5

Segundo a Diretora Geral da OMS, Dra Margaret Chan, a situação mundial causada pela gripe suina ainda não está controlada.
Ontem, 29 de abril de 2009, a Dra. Chan aumentou o nível de alerta de pandemia para o nível 5. A Diretora Geral afirmou que todos os países devem preparar-se para enfrentar esta pandemia e, por isso, aumentar a vigilância:

Dra. Chan também ressaltou que:

(...) As pandemias de gripe deve ser levadas a sério precisamente pela sua capacidade de rápida propagação em todos os países do mundo.

(...) Um fato positivo é que o mundo esta muito melhor preparado para enfrentar uma pandemia de gripe agora do que em qualquer outro momento da história.

(...) Muitos países estão a investigar esta gripe e disponibilizam toda a informação relativamente as descobertas para que, todos juntos, consigam travar esta pandemia.

(...) O aumento do estado de alerta para um nível mais alto é um sinal para governos, ministros de saúde e outros ministros, a indústria farmacêuticas e para a comunidade em geral de que acções devem ser tomadas com a maior urgência.

(...) Acima de tudo, isto é uma oportunidade para a solidariedade global procurando respostas e soluções que beneficiem todos os países, toda a humanidade. Afinal, é realmente toda a humanidade que está sob ameaça durante uma pandemia.


Ontem, 19 de abril de 2009, nove países confirmaram casos de gripe suína.

Infelizmente, já se confirmou a primeira fatalidade fora do México. Trata-se de um bebé mexicano de 23 meses que faleceu no Estado Americano do Texas. O governo dos Estados Unidos afirmou também que o número de pessoas infectadas no país subiu de 65 para 91 em dez Estados e que já existem casos suspeitos noutros paises da America do Sul

Quanto aos países da CPLP, o Brasil já confirmou que há duas pessoas suspeitas de terem contraído a doença, estando estas já a ser tratadas. No entanto, existem 36 casos os quais ainda não se chegou à conclusão se se trata da gripe suína. Também ontém, quarta-feira, segundo as notícias da RTP (Rádio e Televisão Portuguesa) existe um caso suspeito de uma criança de três anos em Portugal. Relativamente aos outros países da CPLP, ainda não tivemos informação da existência de casos de gripe suína.

Nenhum comentário: