terça-feira, maio 19, 2009

CPLP na 62ª Assembléia Mundial da Saúde

Foi realizada 19 de maio de 2009, durante a 62ª Assembléia Mundial da Saúde, a reunião da Rede ePORTUGUÊSe com a presença dos Ministros da Saúde de de Angola, Cabo Verde, Portugal e São Tomé e Príncipe, os vice-ministros da Guiné Bissau e Timor Leste além de representantes dos Ministros da Saúde do Brasil e Moçambique.

O destaque desta reunião que acontece todos os anos no Palais des Nations foi o lançamento do Relatório Mundial da Saúde 2008: Cuidados de Saúde Primários: Agora mais que nunca, traduzido com apoio do Ministério da Saúde de Portugal e apresentado pela Alta Comissária da Saúde, Dra. Maria do Céu Machado.

Este encontro, foi também uma oportunidade para discutir mais profundamente o Plano estratégico de cooperação em saúde da CPLP (Comunidade dos países de língua portuguesa) assinado no dia 15 de maio em Estoril.

A reunião da rede ePORTUGUÊSe vem mantendo sua tradição de ser uma das poucas reuniões durante a Assembléia Mundial da Saúde realizada numa língua que não os seis idiomas oficiais das Nações Unidas e por isso mesmo de grande importância para os oito Estados membros de língua portuguesa, sobretudo por representar os interesses desse bloco em um contexto mundial, que é a Assembléia mundial da saúde.

Ao final, a coordenadora da rede ePORTUGUÊSe convidou todos os presentes para a II Reunião da Coordenação da Rede ePORTUGUESe a ser realizada na terceira semana de novembro em Maputo Moçambique.




Nenhum comentário: