segunda-feira, junho 15, 2009

São Tomé e Príncipe - investindo em Recursos Humanos para a Saúde

São Tomé e Príncipe, duas pequenas ilhas na costa ocidental da África é o menor país de lingua portuguesa, mas um país repleto de riquezas naturais e paisagens idílicas.

No entanto, o país sofre com sua infra-estrutura básica deficiente na área da saúde.

Há falta de medicamentos, equipamento e outros materiais médicos. Além disso, os recursos humanos são escassos e necessitam de formação contínua.

Apesar de ser um país tropical com índices pluviométricos elevados, o país sofre com a falta de água potável que acaba comprometendo a higiene e o preparo dos alimentos aumentando os casos de doenças e facilitando sua propagação.

No entanto, São Tomé e Principe tem trabalhado para aumentar o acesso aos cuidados básicos de saúde, investindo na prevenção e promoção da saúde.

Este é um trabalho constante e relacionado com a educação nas escolas e campanhas de saúde que possam também atigir a população adulta.

O país através de diversos acordos e convenios está investndo na formação de quadros locais de saúde.

A rede ePORTUGUÊSe tem contribuido para a capacitação de recursos humanos em São Tomé e Príncipe e já contribuiu para o desenvolvimento de uma Biblioteca Virtual em Saúde Nacional que sem dúvida irá beneficiar profissionais de todas as áreas.

Veja a BVS São Tomé no endereço: http://sao-tome-principe.eportuguese.org/





Além disso, serão enviadas 8 Bibliotecas Azuis para ST&P até 2011 para serem disponibilizadas em locais onde os meios de comunicação são escassos ou inexistentes. http://www.who.int/ghl/mobile_libraries/bluetrunkport/en/index.html


O O Governo de São Tomé e Príncipe também está investindo em redes de saneamento básico, abastecimento de água e energia elétrica que possibilitem que a população de São Tomé e Principe melhorem suas condições de vida e o país atinja suas metas de desenvolvimento do milênio.

Para outras informações consulte:http://www.gov.st/issues.php?intIssuesID=2


Um comentário:

Unknown disse...

Estive por aqui para conhecer o seu trabalho no blog! Abraços Ademar!!