quinta-feira, julho 23, 2009

Médicos cubanos reforçam sistema de saúde Angolano

Duzentos e trinta e nove médicos cubanos deverão chegar a Angola para reforçar o sistema nacional de saúde, dentro do acordo assinado em fevereiro deste ano entre os governos dos dois países, anunciou o ministro da Saúde de Angola, José Van-Dúnem.

Segundo o Dr. Van-Dúnem já se encontram no país, 200 médicos cubanos trabalhando em hospitais e nas unidades periféricas de todas as províncias de Angola.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendável que exista um médico por cada mil habitantes, no entanto em Angola há um médico por cada 10 mil habitantes. Como em Angola há somente dois mil e 400 médicos há um esforço do Governo para melhorar esta situação e oferecer um melhor atendimento à população

Neste sentido, a Secretaria de Estado do ensino superior, com o apoio da cooperação cubana, criou cinco faculdades de medicina que junto com a Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto e a Universidade Privada de Angola (UPRA) formarão os quadros médicos do país.

O Ministro José Van Dúnem acrescentou que anualmente, o país tem disponibilizado bolsas de estudo aos alunos angolanos para que possam estudar medicina em Cuba.

O ministro disse ainda que uma das preocupação do Ministério é a implementação do médico de família que deverá atuar na área da saúde pública e comunitária, além de ter habilidades cirúrgicas para intervir em caso de emergência.

Notícia adaptada de: www.noticiaslusofonas.com




Nenhum comentário: