sexta-feira, julho 31, 2009

Preservativo feminino: um direito da mulher

A Associação de Planeamento Familiar (APF) em Portugal criou uma iniciativa a ser disseminada nos meses de Julho e Agosto de 2009.

Apoiada pelo Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA - http://www.unfpa.org/) e a Federação Internacional de Paternidade/Maternidade Planeadas (IPPF - http://ippf.org/) e em parceria com a CIG (Cidadania e Igualdade de Género) e Coordenação Nacional para a Infecção pelo VIH/SIDA de Portugal irá distribuir gratuitamente preservativos femininos (considerado um método contraceptivo de barreira) às mulheres que procurarem as Delegações Regionais da APF.

Os preservativos também serão distribuidos durante alguns dos Festivais de verão em Portugal.

O Preservativo Feminino é considerado o único método disponível no mercado inteiramente dependente da iniciativa da mulher. Os preservativos fornecem dupla proteção: contribui para o controle da gravidez indesejada e protege contra às doenças sexualmente transmissíveis.

Em 2009 o Programa conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA) e muitas Organizações Internacionais, incluindo Organizações não Governamentais (ONGs), assumiram o compromisso de facilitar o acesso ao PRESERVATIVO FEMININO considerado como essencial no empoderamento das mulheres sobre suas vidas sexual e reprodutiva.

Para mais informações consulte:
http://www.aidscongress.net/pdf/212.pdf
http://www.who.org/
http://www.unaids.org/
http://www.apf.pt/

Nenhum comentário: