segunda-feira, julho 20, 2009

Vacina contra o virus da Influenca A H1N1: Recomendações da OMS

Tendo em conta que a propagação do vírus da influenza A H1N1 já é considerado fora de controle, fica claro para a Organização Mundial da Saúde (OMS) que todos os países necessitarão de um estoque de vacinas para este vírus.

As recomendações da Diretora- Geral da OMS, Dra Margaret Chan, baseadas nas recomendações do Grupo de Especialistas em Aconselhamento Estratégico (SAGE) são:

1) A prioridade principal dos governos deverá ser a de vacinar todos os profissionais de saúde de forma a proteger a infra-estrutura dos sistemas de saúde dos países.

2) Deve-se considerar uma estratégia de vacinação para grupos específicos e por etapas. Cada país deverá desenvolver sua própria estratégia. No entanto, devem ser considerados prioritários: mulheres grávidas, crianças com mais de 6 meses que sofram de doença crônica, jovens adultos saudáveis dos 15 aos 49 anos de idade, crianças saudáveis, adultos saudáveis dos 50 aos 64 anos de idade e adultos saudáveis acima dos 65 anos.

3) Considerando que estão sendo utilizadas novas tecnologias para a produção destas vacinas sem que tenham sido extensivamente avaliadas, é recomendável uma vigilância alargada sob a população vacinada.

O SAGE também recomenda que os países devam:

  • Proteger a integridade de seus sistemas de saúde e de suas infra-estruturas básicas

  • Reduzir as taxas de infecção e de mortalidade

  • Reduzir a transmissão do vírus H1N1 dentro das comunidades

Apesar da severidade da pandemia ser neste momento considerado moderada, com a maioria dos pacientes sofrendo apenas sintomas leves, alguns grupos, como mulheres grávidas e pacientes com asma e outras condições crônicas como obesidade mórbida, parecem sofrer de um risco acrescido de doença severa e morte por infecção. Estes grupos devem ser monitorados.

Os países são soberanos para efetuar a estratégia de vacinação que considerarem necessárias, mas é recomendável que esta estratégia reflita a situação epidemiológica do país, seus recursos, sua capacidade de acesso a estoques de vacinas, sua capacidade de implementar campanhas de vacinação para grupos-alvos e também de utilizar outras medidas que não envolvam vacinação.


Nenhum comentário: