quarta-feira, agosto 26, 2009

ANGOLA: Futebol, hip-hop e HIV

Sob o sol de quase meio-dia em Luanda, duas equipes de futebol se preparavam para jogar: Cazenga contra Viana.


O calor não parecia assustar a ninguém, nem mesmo aos 350 jovens e crianças que aguardavam pelo início do jogo.

A partida era uma das actividades de lançamento do programa Desposida, que aposta na união entre o desporto e a não-violência na luta contra o HIV e SIDA.

Uma iniciativa da ONG Cuidados da Infância, do Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF) e do Ministério da Saúde de Angola, o programa usa o desporto como forma de ensinar conceitos de camaradagem e não-violência, conhecido como fair play, e difundir informações sobre HIV e SIDA.



“Queremos que os jovens estejam mais conscientizados sobre os riscos do HIV e a violência e a delinqüência juvenil sejam reduzidas”, disse Arnaldo Camolacongue, director executivo da ONG Cuidados da Infância.


A organização trabalha com mudança de comportamentos de jovens em relação ao sexo seguro e sensibilização de mães em relação à saúde dos bebês e crianças.

Com o auxílio de organizações locais, os eventos do Desposida acontecerão todos os sábados.


Serão jogos de futebol, basquete e andebol, seguidos de shows musicais de hip-hop e kuduro e peças de teatro – tudo para atrair a atenção dos jovens. Materiais informativos sobre infecções de transmissão sexual, incluindo o HIV, e preservativos serão distribuídos gratuitamente em tendas montadas ao redor das quadras.


Activistas estarão disponíveis para esclarecer eventuais dúvidas. Algumas celebridades já compraram a ideia. Artistas como o cantor Yannick Afroman, fenômeno entre a juventude angolana, participará dos eventos, intercalando música com informação sobre prevenção ao HIV e combate ao estigma.


O próprio lançamento do Desposida mostrou que existe abertura e aceitação para um programa assim: muitos adolescentes já estavam com panfletos nas mãos durante a partida de futebol. Um deles era Nelson Manoel, 14 anos, que levava cartazes para casa para entregar a sua mãe. Segundo ele, “a SIDA é uma doença muito grave e contagiosa”.

Já a pré-adolescente Natália Amaro, 12 anos, estava lendo um panfleto sobre HIV, quando foi perguntada acerca do que havia aprendido naquele dia. A resposta foi simples e directa: “Tem que usar camisinha!”



Mais informações: http://www.plusnews.org/pt/Report.aspx?ReportId=83108

Nenhum comentário: