quarta-feira, agosto 12, 2009

HINARI

Avaliação sobre o impacto programa HINARI (Acesso a rede de pesquisa em saúde) demonstrou um aumento de 194% no número de publicações cientificas provenientes dos países em desenvolvimento ao comparar o numero de publicações entre 1996-2002 e entre 2002-2008.

Research4Life é o nome coletivo do projeto que engloba três parcerias público-privadas que oferecem gratuitamente, ou a baixo custo, acesso a revistas acadêmicas e profissionais de saúde (HINARI), agricultura (AGORA) e meio-ambiente (OARE).

Os programas do Research4Life são o resultado de uma parceria entre a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), o Programa das Nações Unidas para o Meio-Ambiente (PNUMA), as Universidades de Cornell, Universidade de Yale, e mais de 150 editoras cientificas lideradas pela Associação internacional de editoras cientificas, técnicas e médicas e tendo a Microsoft como parceiro técnico.

O objetivo é contribuir para a realização de seis dos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio das Nações Unidas, ao reduzir a lacuna do conhecimento cientifico entre países industrializados e o mundo em desenvolvimento.

Instituições públicas ou instituições sem fins lucrativos em países do Grupo 1 têm acesso gratuito às revistas do HINARI, AGORA e OARE. Instituições públicas ou instituições sem fins lucrativos em países do Grupo 2 podem obter acesso através de uma taxa anual nominal por instituição. A receita obtida desta forma é investida em iniciativas de formação local. Angola, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste são países do Grupo 1. Cabo Verde faz parte dos países do Grupo 2.

Para mais informações visite http://www.research4life.org/

Nenhum comentário: