quinta-feira, agosto 13, 2009

Timor-Leste: investindo no tratamento ocular

O programa para o tratamento ocular em Timor-Leste (East Timor Eye Program-ETEP) foi estabelecido em Julho de 2001 com o objetivo de implementar serviços oftalmológicos no país.

Sua principal finalidade é tornar Timor-Leste auto-suficiente em cuidados oftalmológicos até 2015 e erradicar casos de cegueira evitáveis até 2020.

ETEP é uma iniciativa conjunta de grupos de voluntários do colégio de cirurgiões australianos (Royal Australasian College of Surgeons-RACS), do centro internacional para educação em oftalmologia (International Centre for Eyecare Education-ICEE) e da equipa de Optometria da ProVision (ProVision Optometry Team-PVOT).

Cataratas, erros de refração e deficiência de vitamina A são as maiores causas de cegueira em Timor Leste e este projeto visa reduzir os casos de cegueira evitáveis diagnosticados todos os anos.

O programa, divido em 4 áreas (serviços curativos, treinamento, tele-oftalmologia e atendimento ambulatorial), proporcionou 20.000 consultas, efetuou 2.200 cirurgias e doou 17.000 óculos entre agosto de 2001 e agosto de 2005.

Prevê-se também até 2010, o treinamento de 3 oftalmologistas de Timor Leste para dar sustentabilidade ao programa e tornar o país auto-suficiente no atendimento oftalmológico.

ETEP planeia também construir uma clínica em Dili, equipada com tecnologia de ponta de forma a evitar que os pacientes tenham que se deslocar ao estrangeiro para obter tratamento médico. A criação de clínicas oftalmológicas nas províncias de Baucau e Oecussi com capacidade para realizar pequenas cirurgias está também previsto no programa.

Atualmente os 3 hospitais principais de Timor-Leste (Dili, Baucau e Oecussi) não possuem meios de telecomunicação básicos, o que os deixa isolados durante a época de chuvas. Por isso, o investimento em telecomunicações que conectem estes 3 hospitais é um fator importante para aumentará a qualidade dos serviços prestados permitindo ao país obter informação médica de forma rápida e segura.

Para mais informações visite o website: http://www.etep.org.au/index.htm

Nenhum comentário: