quarta-feira, agosto 19, 2009

Dia Mundial da Ajuda Humanitária - 2009

Todos os dias, há alguém oferecendo ajuda humanitária em algum dos locais mais perigosos do mundo. Desde 1997, mais de 750 pessoas perderam suas vidas desempenhando esta função.

Em 2008, durante ajuda humanitária:
- 122 pessoas foram assassinadas;
- 62 pessoas raptadas;
- 260 vítimas em 155 acidentes.

Mas o trabalho desta gente, apesar do muito arriscado, é oferecer conforto e ajuda aos que necessitam, que sofrem com as mudanças climáticas, com a pobreza extrema, com as crises financeira e alimentares, com a explosão demográfica e com as pandemias.

A Assembleia Geral das Nações Unidas escolheu, em dezembro de 2008, o dia 19 de Agosto para celebrar o Dia Mundial de ajuda Humanitária.

Neste dia em 2003, o brasileiro Sérgio Vieira Mello (Representante especial do Secretário Geral das Nações Unidas no Iraque) perdeu sua vida com outros 21 colegas de trabalho, após um atentado à sede local da ONU (Organização das Nações Unidas) em Bagdá.

Este 19 de Agosto de 2009 será marcado na história pois pela primeira vez, várias agências da União Europeia, Organizações Não Governamentais e Corpos Humanitários Internacionais vão celebrar juntos o dia Mundial da ajuda Humanitária

Hoje, na OMS (Organização Mundial da Saúde) haverá um minuto de silêncio em homenagem a todos aqueles que perderam a vida numa luta tão nobre.

Mais informações em:
http://ochaonline.un.org/News/WorldHumanitarianDay/tabid/5677/language/en-US/Default.aspx

Nenhum comentário: