segunda-feira, agosto 31, 2009

Uso de redes sociais para alerta de emergências

O que muitos utilizam para divertirem-se para manterem-se em contacto com amigos em qualquer parte do mundo, transformou-se num instrumento essencial de comunicação para a saúde pública, especialmente em tempos de crise.

As redes sociais como o Twitter, Facebook, mySpace, programas que armazenam fotografias, CVs e videos online estão a ser utilizados por instituições de saúde em todo o mundo para transmitir as mais diversas informações e alertas de saúde para o público em geral.

As redes sociais são verdadeiros fenômenos de popularidade na comunidade de saúde pública que passam a ser ao mesmo tempo audiência e produtores de informação. Agências governamentais como o CDC de Atlanta (Centro de Controle e Prevenção de Doenças reconhecem o poder das redes social e a utilizam para ajudar a disseminar informações importantes e identificar problemas que afetam diferentes partes do país em tempo real.

"A internet deixou de conter apenas conteúdo estático", disse Andrew Wilson, administrador da página da internet to governo americano http://www.pademicflu.gov/, acrescentando "Temos de fazer a mensagem chegar onde as pessoas estão".

Alguns exemplos de interesse:

OMS - http://twitter.com/whonews

PAHO - https://twitter.com/eqpaho
FIOCRUZ - https://twitter.com/fiocruz
CDC: www.cdc.gov/socialmedia
HHS:
www.newmedia.hhs.gov

E muito mais.....


Nenhum comentário: