segunda-feira, setembro 28, 2009

28 de Setembro, Dia Mundial da raiva

A missão do Dia Mundial da Raiva é aumentar a consciencialização mundial, promover a educação sobre o controlo e a prevenção da raiva ao nível local, mobilizar e coordenar recursos para a prevenção da raiva humana e para o controlo da raiva em animais.

Países que estão a planear o dia: Brasil, Moçambique e Portugal.

No Brasil, estão programadas atividades em vários estados com o envolvimento da comunidade, entidades públicas, privadas, filantrópicas e público em geral.
Para saber mais: http://www.fmva.unesp.br/eventos/simposioraiva/historico)

Afinal o que é a Raiva ?
É uma doença mortal causada por um vírus que ataca o sistema nervoso. O vírus é segregado pela saliva e é usualmente transmitido a pessoas e animais através da mordedura de um animal infectado.
Uma outra forma de infecção é através da saliva do animal infectado que entra em contacto com: uma ferida exposta, olhos, nariz ou boca de uma pessoa ou animal, no entanto esta de forma de transmissão é menos comum.
A partir do momento que surgem os primeiros sintomas, a raiva é quase sempre fatal.

Quais são os animais que podem ser infectados?

Apenas os mamíferos podem apresentar a raiva que ocorre principalmente em animais selvagens - gambás, guaxinins, coiotes, morcegos e raposas.
O que se pode fazer para ajudar no controlo da raiva?
. Ir ao veterinário com os seus animais e vaciná-los.
· Reduzir a possibilidade de infecção não deixando animais de estimação sem supervisão, muito tempo fora de casa.
· Não deixar lixo ou comida no exterior da sua casa (pode atrair animais selvagens e/ou vadios).
· Não manter animais selvagens como animais de estimação.
· Observar animais selvagens a uma certa distância. Um animal selvagem com raiva pode parecer inofensivo mas nunca se deve chegar perto.
Recomendar que as crianças não brinquem com animais que não conheçam.
· Se vir um animal selvagem a agir de maneira estranha comunique imediatamente ao Departamento de Controlo Animal.

E se o meu animal de estimação for mordido?
·
Consulte imediatamente o seu veterinário e reporte às autoridades locais de controlo animal.
· Mesmo que o seu cão, gato ou furão tenham sido vacinados, deve-se vacina-los novamente e mante-los sob a sua vigilância, por um período a definir pela autoridade de controlo animal, normalmente em torno de 45 dias. Animais cuja vacinação não esteja actualizada devem ser avaliados com maior frequencia.
· Cães, gatos e furões que nunca tenham sido vacinados e que foram expostos a animais com raiva devem ser colocados em isolamento por 6 meses e algumas vezes deverão ser abatidos. Outros animais podem ter de ser imediatamente abatidos.

E se eu for mordido?
· Não entre em pânico, mas não ignore a mordida. Lave a ferida cuidadosa e vigorosamente com água e sabão.
· Contacte imediatamente o seu médico e explique a situação. Siga as instruções do médico que deverá prescrever-lhe o tratamento adequado.
· Se for possível e seguro, capture e prenda o animal numa caixa ou contentor . Uma vez capturado, contacte as autoridades locais de controlo animal para que o recolham. Se o animal não puder ser capturado, tente memorizar o seu aspecto (tamanho, cor, etc.) e a direcção que tomou depois de o morder. Se for um animal selvagem, tente capturá-lo apenas se não houver possibilidade de ser novamente mordido. Se o animal tiver de ser abatido para evitar a sua fuga, faça-o sem atingir a cabeça, uma vez que será necessário examinar o cérebro para o teste da raiva.
· Comunique a mordida ao departamento de saúde local que avaliará o tratamento recomendado.

Para mais informações sobre a raiva, contacte o seu veterinário ou o seu departamento local de saúde.

Participe desta campanha!

Nenhum comentário: