quarta-feira, janeiro 27, 2010

Hanseníase - vamos acabar com o preconceito

O Que é a Hanseníase?

A Hanseníase, conhecida desde a antiguidade como Lepra, Mal de Lázaro ou Mal de Hansen é uma infecção crónica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que afecta principalmente os nervos periféricos, a pele, a membrana mucosa do nariz, os testículos e os olhos. Quando não diagnosticada e tratada precocemente poderá evoluir ao seu estado mais grave o que contribui para o preconceito social.

Esta doença é de evolução lenta com um período de incubação ao redor de 3 anos, podendo afectar todas as idades e ambos os sexos.

Como se transmite?


A transmissão ocorre pelo contacto contínuo com uma pessoa doente que não está sendo tratada. Um doente não tratado elimina bacilos quando fala, tosse ou espirra e estes dispersam-se no ar.
A boa notícia é que 90% das pessoas tem resistência natural a esta doença. E a hanseniase não é hereditária.

Como Diagnosticar a Hanseníase?


A doença manifesta-se com manchas na pele persistentes com perda de sensibilidade ao calor, tacto ou dor. As manchas podem ser avermelhadas ou de cor cobre, planas ou elevadas e podem aparecer em qualquer parte do corpo.

A Hanseníase tem cura?

SIM, a Hanseníase tem cura!
A MDT (esquema de medicamentos específicos) mata a bactéria e impede a transmissão da doença. Logo na primeira dose de tratamento eliminam-se 99% dos bacilos terminando o perigo de contaminação.
Existem diversos esquemas de tratamento que, quando cumpridos à risca, levam à cura da doença em 6 meses a 2 anos.

É MUITO IMPORTANTE SEGUIR O TRATAMENTO REGULARMENTE, para evitar a resistencia medicamentosa.

No Brasil, o tratamento é gratuito e está disponivel em todos os centros de saúde.




Fontes:
www.who.int/lep/resources/Guide_P2.pdf;
http://www.fuam.am.gov.br/pdf/a_cura.pdf



Nenhum comentário: