sexta-feira, fevereiro 12, 2010

Dicionário HIV/SIDA

Abstinência
Evitar a atividade sexual. No contexto da epidemia, este termo também se refere ao atraso na idade da primeira experiência sexual.

Aconselhamento
Diálogo que fornece informação e apoio antes da realização do teste de HIV e da entrega do exame, qualquer que seja o resultado.

Anticorpos
São moléculas do corpo que identificam e destroem substâncias estranhas, como vírus ou bactérias. Os testes de HIV identificam a presença de anticorpos do HIV no sangue. Um teste positivo mostra a presença de anticorpos.

Carga Viral
Quantidade ou concentração de HIV no sangue. O teste de carga viral é uma ferramenta importante para os médicos, porque permite monitorar a doença e tomar decisões relativas ao tratamento.

Células CD4 ou Contagem de Células CD4
Estas células controlam a resposta imunológica contra infecções e são o primeiro alvo do HIV. O HIV multiplica-se nestas células e eventualmente as destrói. Como resultado, o sistema imunológico torna-se progressivamente mais frágil. A contagem de células CD4 é usada como medida de progressão da doença – quanto menor a quantidade de células CD4, maior o avanço da doença ligada ao HIV e maior a deterioração do sistema imunológico.

Centro para o Controle e Prevenção de Doenças, CDC (EUA)
É a agência federal norte-americana responsável por proteger a saúde e segurança dos cidadãos. As suas atividades enfatizam a prevenção de doenças, controle, educação e promoção da saúde. O CDC também dirige atividades internacionais de pesquisa e prevenção do HIV, tuberculose, malária e outras doenças.

Circuncisão masculina
Cirurgia que remove o prepúcio do pênis. Segundo alguns estudos, reduz em até 60 por cento o risco de transmissão do HIV para homens.

Consentimento informado
O teste de HIV só deve ser realizado quando a pessoa entende as suas implicações e o possível impacto do resultado. Em muitos países, requer-se que a pessoa assine um formulário de consentimento para a realização do teste.

Contaminação
Termo usado para sangue ou agulhas infectadas e não para pessoas soropositivas.

Endêmico
Presença constante, mas relativamente elevada de uma doença ou agente infeccioso numa área geográfica ou grupo populacional determinado.
Também pode fazer referência à frequência com que certa doença ocorre numa área ou grupo.

Epidemias
Aparição de mais casos do que esperado de uma certa doença numa área ou um grupo determinado num período particular de tempo. Uma epidemia restrita apenas a um local é chamada surto. Se for mais geral trata-se de uma epidemia. Se atingir proporções globais é chamada de pandemia. (ver pandemia)

Epidemiologia
O ramo da ciência médica que lida com o estudo da incidência, distribuição, determinantes de padrões de uma doença e sua prevenção numa população.

Etapa final da doença
As três etapas da infecção pelo HIV são: a infecção aguda, a infecção crônica assintomática e a SIDA. Ainda que a SIDA seja a última etapa da doença, com a medicação apropriada é possível viver muitos anos depois de um diagnóstico de HIV.

Genéricos
Droga idêntica ou equivalente a uma droga de marca em dosagem, segurança, força, modo de ser tomada, qualidade, desempenho e uso. O nome genérico de uma droga é o seu nome próprio, e não aquele dado pelos fabricantes. Além disso, os medicamentos genéricos muitas vezes são mais baratos, ainda que quimicamente idênticos, em relação aos medicamentos manufaturados pelas companhias que inventam a droga. Em alguns países, os genéricos são produzidos mediante a quebra de patentes. Noutros países, os genéricos são cópias daqueles medicamentos cuja patente tenha expirado. (ver TRIPS).

Gênero e sexo
O termo “sexo” refere-se às diferenças biologicamente determinadas, enquanto o termo “gênero” refere-se às diferenças nos papéis e relações sociais entre homens e mulheres. Os papéis do gênero são aprendidos através da socialização e variam amplamente no seio e entre as culturas; os papéis de gênero são também afetados pela idade, classe, raça, etnicidade e religião, bem como pelos ambientes geográficos, econômicos e políticos. Uma vez que muitas línguas locais não possuem a palavra gênero, os tradutores podem ter de considerar outras alternativas para distinguir entre esses conceitos.

Homens que fazem sexo com homens (HSH)
Ao avaliar o risco de SIDA, frequentemente utiliza-se o termo HSH em vez de “gay”, “homossexual” ou “bissexual”. HSH faz referência a um comportamento de risco e não a uma identidade (gay) que pode ou não acarretar este comportamento. Em muitos países e culturas, os homens que fazem sexo com homens não se enxergam como gays ou bissexuais.

Imunodeficiência
Estado em que o sistema imunológico não pode se defender contra uma infecção. O HIV debilita progressivamente o sistema imunológico e causa imunodeficiência.
Incidência
Número de casos novos de uma doença numa população no decorrer de um período específico de tempo (por exemplo: quantidade de novos casos anuais de HIV num país).

Infecção Oportunista
Doenças que raramente ocorrem em pessoas saudáveis, mas que causam infecções em indivíduos cujos sistemas imunológicos estão debilitados devido à infecção por HIV. Estas infecções estão normalmente presentes nos indivíduos, de forma latente, mas são mantidas sob controle por um sistema imunológico saudável. Quando uma pessoa infectada por HIV desenvolve uma infecção oportunista considera-se que avançou no sentido de um diagnóstico de SIDA. Infecções mais comuns incluem tuberculose, candidíase, infecções gastrointestinais que causam diarréia crônica, herpes, meningite criptocócica e citomegalovírus.

Infecção Transmissível Sexualmente (ITS)
Qualquer doença ou infecção que seja transmitida através do contacto sexual.

Microbicida
Produtos programados para reduzir a transmissão de micróbios. Estudos para determinar se é possível desenvolver microbicidas para reduzir a transmissão de ITS, incluindo o HIV, estão em curso em vários países. Os microbicidas, de uso tópico, seriam aplicados na vagina ou no ânus e poderiam ser produzidos em vários formatos, como creme, gel, supositório ou como um anel ou esponja, que liberaria o ingrediente ativo no decorrer do tempo.

Pandemia
Epidemia mundial que ocorre numa extensa região geográfica e que afeta uma proporção excepcionalmente alta da população.

Período de Incubação
Período de tempo compreendido entre a infecção por HIV e o início dos sintomas.

Populações Vulneráveis
Populações que estão sob alto risco de exposição ao HIV, decorrente de fatores sócio-econômicos, culturais ou comportamentais. Por exemplo, refugiados, pobres, migrantes, homens que fazem sexo com homens,usuários de drogas injetáveis, trabalhadores do sexo e mulheres, especialmente nos países ou comunidades nos quais existe pronunciada desigualdade de gêneros.

Prevalência
É a medida da proporção da população que tem a doença num período específico de tempo. Para HIV, usa-se soroprevalência.

Prevenção da transmissão de mãe para filho (PTV ou corte vertical)
Prevenir a transmissão do HIV para o bebe durante a gravidez, o parto e a amamentação, fornecendo aconselhamento, testagem, terapia antiretroviral, parto seguro e substitutos do leite materno, quando necessário. Assim, a chance de evitar a transmissão vertical é superior a 99 por cento.

Profilaxia
Prevenção ou tratamento preventivos de uma doença.

Soronegativo
Não demonstra evidência de infecção com o HIV (por exemplo, ausência de anticorpos contra o HIV) num teste de sangue e tecido. Porém, uma pessoa com resultado negativo pode estar infectada se estiver num “período janela” ou "janela imunológica"entre a exposição ao HIV e a detecção dos anticorpos.

Soropositivo
As indicações demonstram a infecção do HIV (por exemplo, a presença de anticorpos contra o HIV) num teste do sangue ou tecido. O teste pode ocasionalmente mostrar resultados positivos falsos. Por isso, repete-se o teste.

Sexo Seco
Usar diferentes agentes para secar a vagina antes da relação sexual. Esta prática está baseada em crendices culturais, mas pode aumentar o risco de transmissão do HIV, já que os preservativos tendem a romper devido à fricção e as paredes vaginais secas podem ser lesionadas durante a relação sexual, facilitando a infecção.

Sistema Imunológico
É o sistema de defesa do corpo contra organismos estranhos, como bactérias, vírus ou fungos.

Terapia Antiretroviral (TARV)
Qualquer tratamento que envolva medicação antiretroviral. Estas drogas foram programadas para destruir retrovírus como o HIV ou para interferir na sua replicação.

Teste de HIV
Os anticorpos do HIV são moléculas produzidas pelo corpo uma vez detectada a presença do HIV. O teste de HIV identifica a presença desses anticorpos. A produção de anticorpos contra o HIV não ocorre imediatamente após a exposição ao vírus. O período de tempo entre a infecção e o início da produção de anticorpos é denominado “período de janela”. Durante o período de janela o teste de HIV pode dar negativo apesar da presença do HIV no corpo.

TRIPS, Acordo
Acordo sobre os Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados com o Comércio, supervisionado pela Organização Mundial do Comércio, fornece certas flexibilidades para os países de renda baixa e média em relação à proteção de patentes farmacêuticas.

Fonte: PlusNews: http://www.plusnews.org/pt




Nenhum comentário: