sexta-feira, abril 16, 2010

Varicela ou Catapora

O que é? A varicela é uma doença infeciosa causada pelo Vírus da Varicela-Zóster (VVZ). É considerada como um das doenças infantis e é de caráter benigno. Até a pouco tempo atrás não existia vacina contra a varicela, mas em 1995 a vacina contra a varicela começou a ser disponibilizada em vários países do mundo.
Em geral só se tem varicela uma vez na vida, pois a doença confere imunidade permanente, no entanto o vírus VVZ permanece alojado no tecido nervoso da pessoa e em situações raras pode reaparecer em idosos ou imunodeprimidos como Herpes Zoster.

Qual é a idade mais habitual de aparecimento da varicela? A maior incidência é entre crianças de 2 a 8 anos, mas hoje em dia com a vacinação é mais raro o aparecimento da doença. Crianças acima de 12 anos de idade que não tiveram a doença, devem ser vacinadas.

Quais os sintomas da varicela?
A varicela já foi considerada como uma de cinco doenças da infância com exantemas. No entanto, hoje em dia com a vacinação, estas doenças diminuíram muito em incidência.
Na sua forma mais frequente a varicela começa com o aparecimento da erupção ou exantema em simultâneo com sintomas gerais e inespecíficos como febre, dores de cabeça, mal estar e falta de apetite.
A varicela tem uma rápida evolução.
As primeiras lesões são manchas de cor rosada (máculas), que se tornam salientes (pápulas), formam pequenas bolhas com líquido transparente no centro (vesículas) que ao secarem vão formar uma crosta. Outra característica é causar habitualmente prurido (comichão ou coceira), que pode ser intenso.
Deve-se evitar que a criança se coce para prevenir o aparecimento de cicatrizes.

Como ocorre a transmissão da varicela de uma pessoa para outra?
O vírus é transmitido pelo ar, quando a pessoa infectada tosse, espirra ou fala, ou pelo contato direto com as lesões do doente que pode chegar até a 90% dos casos.

Qual é o período de contágio da varicela? Desde 1 até 10 dias de incubação. Somente na fase final de crostas é que o doente não transmite mais o vírus

Como se trata a varicela? O tratamento efetuado visa o alívio do sintomas e do comichão. Cremes e loções, desinfetantes também são importantes para diminuir o risco de infecção.
Pode prevenir-se a varicela? A vacina contra a varicela já existe há algum tempo, mas não é utilizada de forma generalizada. Em geral é aplicada em duas doses, sendo a primeira entre os 12 e 15 meses de idade e a segunda dose entre os 4 e 6 anos.
CUIDE-SE

Nenhum comentário: