quarta-feira, maio 19, 2010

Assembleia da OMS - A varíola como modelo a seguir para atingir as ODMs

Notícia de Carlos Araújo da Radio UN em Nova York

A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, OMS, Margaret Chan, disse que a campanha para o alcance das Metas do Desenvolvimento do Milénio deveria aprender as lições da erradicação da varíola há 30 anos.

Durante a abertura da 63ª Assembleia Mundial da Saúde, em Genebra, Dra. Margaret Chan afirmou que o fim da varíola marcou um feito sem precedentes na história da saúde pública mundial e demonstrou o poder da ação coletiva na melhoria da condição humana.
A Diretora Geral da OMS salientou que o episódio deveria ser recordado numa altura em que a comunidade internacional está envolvida num dos ataques mais ambiciosos da história contra a miséria humana.

Dra. Margaret Chan disse que sucessos na área de saúde pública quase sempre salvam vidas. Ela revelou que desde o início do século, o número de óbitos de crianças com menos de cinco anos caíu para menos de 10 milhões pela primeira vez em seis décadas e voltou a cair de novo para menos de 9 milhões.

Ao mesmo tempo, o número de pessoas em países de rendimento médio e baixo que recebem terapia antiretroviral contra SIDA aumentou de 200 mil em 2002 para mais de 4 milhões, um avanço inimaginável há uma década.
Dra. Margaret Chan elogiou também o poder das vacinas, afirmando que estas evitam entre 2 a 3 milhões de mortes todos os anos.

A Diretora Geral criticou, porém, a falta de investimentos adequados em sistemas básicos de saúde, infraestruturas, formação de pessoal, sistemas de informação e sistemas de proteção social.

Nenhum comentário: