quarta-feira, novembro 03, 2010

Dinamicoop: Uma ONG com soluções em Tecnologia, Soluções para a Vida

Conheça um trabalho de comunidade no Morro dos Macacos no Rio de Janeiro




Em 2008, eu tive a oportunidade de trabalhar neste projeto que me enriqueceu muito. Hoje estou a trabalhar como estagiária na rede ePORTUGUÊSe da OMS e olho para trás e vejo como este projeto foi importante para que eu conhecesse a força de vontade de uma comunidade. Por isso, quero compartilhar com vocês esta minha experiência.

Dinamicoop


No dia 24 de julho de 2003 foi criada a cooperativa 'Dinamicoop' do Morro dos Macacos. Foi fundada pelos próprios moradores da comunidade localizada no bairro Vila Isabel, no norte da cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Seu objetivo era criar algo que contribuísse para que os jovens da comunidade pudessem ter acesso não só à internet mas também a um local para estimular novas oportunidades de inclusão social e aprendizagem.

Nos últimos sete anos, esta cooperativa, sem fins lucrativos, tem crescido e desenvolvido projetos em benefício dos moradores do bairro.

DinamiNet


Um espaço que oferece acesso à internet e outras tecnologias da informação e comunicação.
O Telecentro cobra um valor simbólico de R$1,00/hora (menos de 50 centavos de dólar). Todos os dias, o centro recebe moradores de todas as partes da comunidade que vêm acessar a Internet em busca de algo que lhes seja interessante. A maioria são estudantes, que usam as instalações para os seus deveres da escola, pesquisas ou mesmo para entrar em sites de redes sociais como o MSN ou orkut.  


O DinamiNet ainda oferece serviços complementares para a comunidade, como ajuda com a elaboração de currículos e impressão de documentos e já contribuiu muito para que muitos jovens consegissem emprego.
 

Além disso, a cooperativa tem conseguido oferecer serviços mais específicos para avançar na formação e treinamento da comunidade.


Centro de Referência e Formação


No centro da Dinamicoop, qualquer
pessoa pode assistir 
às aulas de
multimédia, gestão e mais
O Centro de Referência é uma ação da Dinamicoop orientada a oferecer aos jovens da comunidade a oportunidade de participar de diversas oficinas tecnológicas.

Através dessa iniciativa, procura-se conjugar as competências técnica, humana e empreendedora, de modo a contribuir para o fortalecimento comunitário e a geração de trabalho e renda. Os professores destes cursos são os próprios moradores da comunidade que tiveram a oportunidade de fazer um curso superior e que agora querem contribuir para o desenvolvimento dos jovens do bairro.



Foi assim também que começou o projeto dos voluntários na Dinamicoop onde eu trabalhei.


Voluntários

Acesso para todos,
visão da Dinamicoop
Através de um contato com a ONG caridade Iko Poran, baseada no Rio de Janeiro, a Dinamicoop conseguiu um acordo que lhes estendeu a oportunidade de receber voluntários no centro. Ao decidirem que tipo de voluntário seria mais útil para a cooperativa, o inglês saiu no topo. 


Uma das grandes aspirações daqueles que  frequentam a Dinamicoop diariamente era a de estudar e aprender inglês. Assim, o centro abriu suas portas a voluntários que quase todos os mêses vêm para o centro para dar aulas de inglês.  Os voluntários vêm de muitos países diferentes, Inglaterra, Portugal, Suiça, Irlanda, mas todos com a mesma missão de ajudar.

Quase todos os mêses a 
Dinamicoop recebe um voluntário 
para dar aulas de inglês
O sucesso deste projeto tem sido enorme; crianças, adolescentes e adultos de toda a comunidade participam ativamente do curso de inglês. Muitos alunos já conseguiram emprego onde usam o inglês frequentemente, e outros ainda conseguiram entrar para a universidade porque tiveram a oportunidade de atender a estes cursos.


Mas o trabalho da Dinamicoop não está limitado somente ao centro social da cooperativa. As initativas tomadas pelos seus fundadores e voluntários têm se estendido pela comunidade inteira.

Acesso para todos

Leandro Farias - 
prémio FINEP

Talvez o seu projeto mais inspirador até agora tenha sido o lançamento de T@I.Com - 'Todos Acessando a Internet na Comunidade'

Com a ideia de proporcionar acesso a Internet sem fio (wireless), Leandro Farias, diretor-presidente da Dinamicoop, e sua equipa de voluntários dedicados, começaram a montar esse projeto. 

A intenção era possibilitar a democratização do acesso à internet, primeiramente às organizações sociais como o Posto de Saúde, as escolas, a associação de moradores e depois expandir para a residencia dos moradores. 



Augusto, um dos voluntários,
a montar a rede sem fio
O projeto conseguiu financiamento da FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) que tem como objetivo promover e financiar a inovação e a pesquisa científica e tecnológica. Foi assim que a Dinamicoop conseguiu receber os equipamentos que permitiram a criação da rede.

Hoje em dia, a Dinamicoop quer continuar a divulgar seu trabalho para a comunidade, o que nem sempre é facíl. A cooperativa vive o dia a dia de forma positiva e tenta sempre fazer o melhor que pode com seus membros e muito com o trabalho de voluntários. 



A Dinamicoop tem sido essencial para esta comunidade e todos que têm o privilégio de a conhecer, apaixonam-se pela dedicação e o senso de família presente e é obvio que enquanto houver essa unidade, a luta continuará.




Teresa Gonçalves
Voluntária em 2008

Um comentário:

Anônimo disse...

Ótimo trabalho! Que sirva de exemplo para outras comunidades.