quarta-feira, outubro 27, 2010

Você sabe o que é acolhimento?

Acolher uma pessoa, uma questão de humanidade

Quando buscamos atendimento médico buscamos mais do que uma resposta técnica para nossos problemas. Buscamos também uma interação com outro ser humano que, de alguma forma, dê sentido ao nosso sofrimento e nos mostre as alternativas de suportá-lo.

Hoje no Brasil tem se dado especial interesse a esta atividade chamada "ACOLHIMENTO" que muitas vezes representa o primeiro contato do paciente com o sistema de saúde.

Na verdade "Acolher" é uma atitude que pode ser compartilhada por todos os funcionários das Unidades Básicas de Saúde. Desde o vigia que pode orientar o paciente sobre alguma informação inespecífica, como os atendentes que podem orientar sobre questões operacionais. Enfermeiros e médicos podem ouvir sobre queixas de demanda espontânea e dar o melhor seguimento.

Para tanto, até o uso de equipamentos informatizados tem sido disponibilizados. Nestes, pacientes podem ter suas queixas inseridas e o sistema, sob supervisão do pessoal técnico, pode sugerir condutas e encaminhamentos. Desta forma agregando informática ao processo de Acolhimento, conseguimos ser mais ágeis e mais resolutivos.

Isto mostra que as iniciativas envolvendo tecnologia não excluem procedimentos de humanização do atendimento. Ao contrário, resolvendo os problemas em tempo menor consegue-se dar mais atenção ao paciente e fornecer um atendimento mais digno e tecnicamente mais justo.

Contribuição de Roberto Silva
Medico Generalista do Programa Saúde da Família
Especialista em Informática em Saúde.
Saiba mais: http://bvsms.saude.gov.br/html/pt/dicas/167acolhimento.html

Nenhum comentário: