quarta-feira, novembro 10, 2010

73 milhões de pessoas na Expo 2010 Xangai China

Uma Terra, Uma ONU

Antes de a exposição abrir em maio deste ano, foi previsto que cerca de 70 milhões de pessoas iriam passar pela a exposição da Expo em Xangai, China, o que faria esta a mais visitida na história da Expo.  De facto, o número de visitantes ultrapassou esta estimação por mais de 3 milhões de pessoas.


A exposição, que durou desde dia 1 de maio até o dia 31 de outubro, teve como tema 'Cidade melhor, vida melhor', um tema que não só engolba alguns dos 8 Objetivos do Milénio, mas que também coincidiu com algumas das campanhas da Organização Mundial da Saúde (OMS) deste ano.


A Participação da OMS
'Uma Expo Livre de Fumantes, Uma Expo Saudável'
Dentro do Pavilhão da ONU, várias organizações foram representadas, entre das quais esteve a OMS.


Em consonância com um dos quatro departamentos representados pela OMS, a exposição foi declarada lugar não-fumador no dia 29 de outubro, confromando com a Convenção para Controle do Tabaco da OMS


Imagem de WPRO
Medidas de controle do tabaco na Expo Xangai, melhoraram consideravelmente desde a inaguração do evento em maio até o seu encerramento.  A Universidade de Fudan realizou uma pesquisa que indicou que as medidadas não só foram efetivas, como também encontraram-se populares entre os visitantes.


Cidades Sustentáveis
Outros marcos importantes também foram alcançados durante a Expo Xangai.  O México, por exemplo, apresentou a sua primeira cidade sustentável no Pavilhão da ONU.


Valle San Pedro, será a primeira cidade sustentável de México que visa incentivar a ativade econômica e a inovação, será o maior desses sites nas Américas.  Prevê-se o alojamento de um milhão de habitantes nos próximos 20 anos, e os seus primeiros residentes se modaram para lá a partir de dezembro deste ano.


A Participação dos países de lingua portuguesa


Sete países da lingua portuguesa foram representados durante a exposição da Expo, e vários foram elogiados pelos seus pavilhões.


Pavilhão Português ganhou prémio
O pavilhão de Portugal ganhou um dos três 'Prémios de Design'. O prémio elogia as melhores estruturas montadas no recinto da exposição. 


Além disso, mais de 2 milhões de pasteis de nata foram vendidos nos 184 dias da Expo Xangai!!






pavilhão de Timor-Leste, ligado ao pavilhao  conjunto da Ásia, foi um dos mais visitados. Cerca de 20 mil pessoas visitaram o pavilhão Timorense diariamente.  Lá encontravam lindos adornos que representavam o tema da exposição Timorense, 'Esteja Conosco, Esteja com a Natureza'. 


Os telhados típicos, as portas de madeira, as folhas de palmeira, e a variadade deslumbrante de artesanto, criou uma atmosfera realistica do país.  Com a ajuda da iluminação e cenas da trabalho e diversão do seu povo, o pavilhão exsudou a convivência harmoniosa entre a humanidade e a natureza.


Cabo-Verde

Guiné-Bissau
No pavilhão conjunto da África, encontrava-se representado Cabo Verde, com o tema 'Cidades de Cabo Verde: Globais e Pequenas'; Guiné-Bissau, com o tema 'Urbanização, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável'; Moçambique com o tema 'Distrito Melhor, Vida Melhor'.
Moçambique




Angola foi um dos três países Africanos a participar com pavilhão próprio com o tema 'Angola Assegura uma Vida Melhor'.


O pavilhão Brasileiro teve como tema 'Cidades Pulsando: Sinta a Vida das Cidades Brasileiras'.  O pavilhão foi constituído por vários túneis, cada um como um tema diferente das cidades brasileiras.


A próxima Expo será em 2014, ainda não se sabe qual país ganhou a proposta.





Nenhum comentário: