terça-feira, novembro 30, 2010

Podemos Eliminar a Pobreza 2015 - compromisso

No ano 2000, 189 dirigentes do mundo comprometeram-se durante a Cúpula do Milénio da Organização das Nações Unidas (ONU) a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) até 2015.

http://www.objetivosdomilenio.org.br/
Este ano, 2010, depois do segundo acompanhamento realizado em Nova York em setembro, a ONU lançou a campanha mundial 'Podemos Eliminar a Pobreza', criada para dar mais atenção aos ODM e o que significaria se cada ponto pudesse ser alcançado. 

Tem havido grandes avanços nos últimos 10 anos quanto aos ODMs. Muito tem sido feito para garantir progresso na saúde da mulher e da criança, por exemplo.  Recentemente, a ONU obteu 40 milhões de dólares, o que poderá salvar a vida de mais de 16 milhões de mulheres e crianças nos próximos 5 anos. A Secretária Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) fez vários apelos mundialmente este ano, para criar concientização sobre este objetivo fundamental, e outros. Este ano também, a OMS lançou 'Até a Última Criança', um programa que prevê a erradicação da pólio.


Eliminação da Pobreza

A eliminação da pobreza engloba os 8 ODMs como um todo.  A ideia da campanha é envolver mais pessoas na realização dos ODM. O Centro Regional de Informação das Nações Unidas, em parceria com a Presidência Espanhola da União Europeia, organizou um concurso de anúncios 'Dá largas à tua criatividade contra a pobreza', no qual poderiam participar todos os cidadãos dos 48 países europeus.

Mais de 2.000 submissões foram feitas, de 34 países europeus. O vencedor da campanha foi anunciado no dia 20 de setembro ao fim de serem selecionados 30 finalistas. O vencedor foi Stéfan Einarsson de Reykjavik, da Islândia, com esta imagem:


Sua obra "Caros líderes ainda estamos à espera" convida os líderes mundiais a assumirem as suas promessas de acabar com a pobreza até 2015.

Todo as submissões foram extraordinárias, e o concurso em si obteu a sua meta: relembrar que a promessa de 2015 continua de pé, e temos que alcançá-la.

Entre aqui para ver as submissões dos finalistas da competição:

PODEMOS ELIMINAR A POBREZA

Mas a campanha não acaba por aqui.  Fique de olho nesta página (também acessível em português) para futuras informações de campanhas em que possa participar para ELIMINAR A POBREZA 2015.


Nenhum comentário: