sexta-feira, novembro 05, 2010

Raízes Portuguesas

Cientistas sociais de países de língua portuguesa revelam suas histórias de vida




Tendo como pano de fundo a língua portuguesa, prestigiados cientistas sociais do Brasil, de Moçambique e de Portugal revelam em entrevistas audiovisuais um pouco da história de suas vidas, a razão pela qual optaram pelos estudos sociais, como buscaram a ascenção na carreira acadêmica e suas visões sobre as relações interculturais entre os países de língua portuguesa.

De forma curiosa e às vezes trágico-cômica, descrevem os diferentes significados da mesma palavra, em países diferentes.


Este projeto que começou em 2007 é resultado de uma parceria entre instituições de Brasil, Portugal e Moçambique: o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (CPDOC/FGV), o Laboratório de Antropologia Urbana do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ (LAU/IFCS/UFRJ), o Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES/ISCTE-IUL) e o Instituto de Investigação Agrária de Moçambique (IIAM).

O trabalho revela a necessidade de se compreender melhor as culturas que cercam o universo da língua portuguesa a partir de fatos vividos pelos  próprios entrevistados. 

Professor Boaventura de Souza Santos
Fato cômico e que por pouco não virou uma tragédia decorre na entrevista do Professor português Boaventura de Souza Santos. Viajando ao Brasil na década de 70, se impressiona com a miséria da favela da Maré. Procura o líder comunitário e propõe "fazer uma investigação sobre esta favela". Não se deu conta, porém, que o termo investigação no Brasil é utilizado pela polícia durante inquéritos criminais…  Sua vida ficou por um fio.

As entrevistas revelam a situação vivida por estas personalidades durante e após o fim do sistema colonial português. Relembram que o fim do colonialismo significou para Portugal seu ingresso no sistema democrático. Discutem as consequências da abertura política portuguesa no intercâmbio acadêmico com as ex-colônias e com o Brasil.


Para conferir as entrevistas, acesse: http://cpdoc.fgv.br/cientistassociais







Nenhum comentário: