quarta-feira, janeiro 12, 2011

Os melhores do mundo falam português!

 Segunda-feira, dia 10 de Janeiro em Zurique, na Suiça, a FIFA (Federação Internacional de Futebol) e a France Football premiaram várias personalidades de língua portuguesa!


Foi na festa de Gala da Bola de Ouro que José Mourinho, Marta, Maicon, Lúcio e Cristiano Ronaldo, receberam os mais conceituados troféus do mundo do futebol.



José Mourinho, com 35,92% dos votos, conquistou o prémio de melhor treinador do mundo e, emocionado, fez questão de falar em português:

“Trabalhei muito para chegar aqui, mas não chego sozinho. Chego com os meus jogadores, com os meus colaboradores, com a força dos que me amam e me esperam para celebrar este momento fantástico”.

Ao comando do Inter de Milão em 2010, José Mourinho ganhou títulos como o campeonato italiano, a taça de Itália e a Liga dos Campeões.

 
Já a brasileira Marta, atual jogadora do Santos, foi eleita pela quinta vez a melhor jogadora do mundo!
Mesmo sendo ja uma repetente, Marta emocionou-se como se fosse a primeira vez!

"Falaram que eu deveria chorar, senão não seria tão emocionante. E aqui estou chorando de novo", disse a brasileira.

Durante a temporada de 2010, Marta vestiu a camisa da equipa californiana FC Gold Pride com a qual marcou 19 golos e foi a principal responsável pela conquista do campeonato profissional de futebol feminino.

Para ser eleita a melhor do mundo, a brasileira recebeu 38,20% dos votos e superou as alemãs Birgit Prinz e Fatmire Bajramaj, erguendo o troféu emocionada. 

Na melhor seleção do mundo, também se fala português!
Os brasileiros, Maicon e Lúcio, ambos do Inter de Milão, bem como o português Cristinano Ronaldo do Real Madrid, integram a equipa eleita pela FIFA (Federação Internacional de Futebol e Associados) e pela FIFPro (Federação Internacional das Associações de Futebolistas Profissionais) como a melhor do mundo.


Veja aqui os discursos:


http://www.youtube.com/watch?v=nb5Hkhlrm-Y&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=LOxYnFvvJpE&feature=player_embedded#!




Fontes:
http://colunistas.ig.com.br/esportes/2011/01/10/acompanhe-ao-vivo-a-entrega-dos-premios-da-fifa/
http://desporto.publico.pt/noticia.aspx?id=1474534
http://www.maisfutebol.iol.pt/jose-mourinho/mourinho-del-bosque-guardiola-bola-de-ouro-fifa-maisfutebol/1224837-3776.html
http://aeiou.expresso.pt/mourinho-eleito-melhor-treinador-do-mundo=f625185


Nenhum comentário: