quarta-feira, fevereiro 09, 2011

O Chá: uma bebida milenar



"Pode saborear-se, jamais exprimir-se, a doce tranquilidade que se fica devendo a uma chávena de bom chá."

Imperador Kien-Long


  • Você sabia que o chá é a segunda bebida mais consumida do mundo a seguir à água?
  • Você sabia que os portugueses foram um dos grandes reponsáveis pela introdução de ervas na Europa?
  • Você sabia que foi uma rainha portuguesa que introduziu o chá na cultura inglesa?
Hoje, vamos conhecer um pouco mais o chá, thé, tche, ch'a, tea, te, tè, tee, shai, ja, chay....

  
O primeiro registo escrito sobre o uso do chá data do século III a.C. na China. No século VII, teve particular distinção na dinastia Tang e com a publicação do primeiro tratado sobre a bebida intitulado "Ch’a Ching" de autoria de Lu Yu, o chá tornou-se definitivamente uma bebida popular por toda a China e foi responsável pela introdução desta infusão em todas as partes do mundo.

Um pouco mais tarde, monges budistas introduziram o chá com grande sucesso no Japão.
Em pouco tempo já fazia parte do mercado e cultura japonesa.

A Europa teve conhecimento da existencia desta bebida medicinal no século XVI.
As referências mais antigas datam de 1559 e são atribuídas ao escritor italiano Gian Battista Ramusio, e o padre português Gaspar da Cruz também menciona esta bebida encontrada na China, em sua carta ao Rei de Portugual em 1560. Mas somente no século XVII, com a expansão do comércio entre a Europa e o oriente é que o chá foi definitivamente introduzido no velho mundo.
Consta-se que os comerciantes holandeses foram os primeiros a introduzir o chá na Europa, mas os portugueses foram responsáveis pela compra de uma colheita inteira do Japão e China.
O seu consumo foi rápidamente difundido, tornando-se uma bebida muito popular e exportada aos Estados Unidos, Austrália e Canadá.

A sua popularidade na Inglaterra é, no entanto, devido a rainha portuguesa, Catarina de Bragança.
Embora não se possa afirmar que a rainha Catarina tenha introduzido o chá na Inglaterra, pode-se dizer, sem sombra de dúvida que ela desempenhou um papel importantíssmo na introdução do chá no estilo de vida inglês.
Seu elevado preço e seu carater exótico tornou o chá uma bebida apreciada nos círculos aristocráticos, onde Catarina de Bragança nasceu.
As senhoras da corte inglesa, sob influência de Catarina, passaram a oferecer a bebida aos seus convidados que era servido em taças de porcelana importadas da China.
A partir do final do século XVII, o consumo do chá foi crescendo sendo bebido a qualquer hora do dia. 
No entanto, no início do século XIX, Anna Maria, esposa do sétimo Duque de Bedford, institui a chique tradição do chá das cinco na cultura inglesa.
  
 No Brasil, a cultura do chá teve início no Rio de Janeiro. A Fazenda do Macaco de propriedade da Imperatriz Amélia de Leuchtenberg, casa que ainda se encontra no Jardim Botânico, cultivou chá até 1890.

Atualmente o chá é produzido por mais de 25 países: China, Índia, Indonésia, Quênia, Malawi, Sri Lanca, Ilha dos Açores e os maiores consumidores da bebida são a Índia, Paquistão, Bangladesh, Sri Lanca, Turquia, Marrocos, Russia, China, Irlanda, Estados Unidos, e claro, a Inglaterra.

Em Português, a palavra “chá”, deriva do mandarim “cha”. É do mandarim também que se originam o “ch’a”, em cantonês, e o “cha” em persa, japonês e híndi. Ou, ainda, “shai” em árabe, “ja” em tibetano, e “chay” em turco.

Com uma enorme variedade de sabores e odores, o chá tem propriedades terpêuticas e grande parte devido ao seu poderoso efeito antioxidante.

Curiosidades:

De acordo com a lenda, no ano de 2737 a.C., o imperador chinês Shen Nung descobriu acidentalmente a árvore do chá. Durante uma viagem pelo seu império, decidiu fazer uma pausa e enquanto esperava que os seus servidores lhe fervessem um pouco de água sentou-se a descansar à sombra desta árvore. Uma brisa fez com que uma folha caísse dentro da sua taça de água fervida e, sem reparar o imperador bebeu, tendo ficado deliciado com a bebida. A primeira referência à infusão das folhas de chá verde, provenientes da planta Camellia sinensis, surge desta lenda. 
  • 36.000 xícaras de chá são bebidas por segundo
  • O consumo médio anual por habitante ultrapassa as 450 g
  • Colhem-se cerca de 2.600.000 toneladas de chá por ano
  • O arbusto do chá só começa a produzir depois de 3 a 5 anos
  • Os melhores chás são produzidos nas regiões montanhosas entre 1000 a 2500 metros de altitude
  
Fontes:

Nenhum comentário: