sexta-feira, março 18, 2011

Angola

Angola
Venha explorar…


A República de Angola situa-se na costa ocidental da África e faz fronteira com a República Democrática do Congo a norte e leste, com a Zâmbia a leste, com a Namíbia a Sul e oeste é banhada pelo Oceano Atlântico. 
Angola tem uma grande diversidade cultural influenciada por diferentes etnias com seus 42 idiomas. Angola tem seis idiomas oficiais: Português, Kikongo, Kimbundu, Mbunda, Chokwe e Oshiwambo.

…o seu território…
Apresenta uma vasta riqueza de recursos naturais a desde diamantes a petróleo e vários tipos de minérios.

Está dividido em 18 províncias e a sua capital é Luanda. Cabinda é a única província que não está ligada ao resto do país.
Angola tem o território irregular com planícies, montanhas, planaltos, quedas de água, praias, lagoas e rios que, aliado ao seu clima característico (estação das chuvas, de outubro a abril e a do cacimbo (seca), de maio a agosto), permite a presença de habitats próprios a uma grande variedade de espécies de animais e plantas, bem como observar uma metamorfose de paisagens belas ao longo das diferentes regiões.

Em Cabinda, encontra-se a floresta densa e húmida, rica em madeiras exóticas e onde habitam gorilas.
A sul do rio Zaire e nas bacias do rio Kwanza, Kuango, Kuíto e afluentes do Cassai, estão as savanas.
Na zona planáltica predomina a floresta aberta com vegetação e fauna características.
Mais a sul encontra-se a zona desértica do Namibe onde se pode encontrar uma espécie vegetal, única no mundo, a Welwitshia mirabilis.

Angola tem grandes reservas naturais e inúmeros parques nacionais de preservação da flora e fauna. Atualmente, a caça está proibida.

Em Kuchi e Mavinga existem as quedas de água de Malova, Makulungungu, Tyityalula, Mavinga, Lomba e Mpupa. Pode-se também visitar o Morro do Moco a 2 620 m de altura na província de Huambo ou a Serra de Leba, em Huila e conhecer os povos dessa região.
 






Em Angola também é possível participar de safaris em florestas, savanas e zonas protegidas.
…e os seus monumentos!

Angola tem um belo património arquitetónico e colonial. Destacam-se o forte Mwene Vunongue, o forte do Kuchi, e o forte do Cuangar.

Nos monumentos religiosos, destacam-se o túmulo do Mwuene Vunongue, as ruínas da Missão do Mwodo, a Igreja Nossa Senhora das Dores, o Mbonge ya Kandndyema, todos estes monumentos encontram-se localizados no município sede.

O túmulo do Mwene Mukuva, a Igreja da Nossa Senhora de Fátima, são outros importantes monumentos no município do Kuchi.

No centro da cidade de Luanda pode-se visitar o Museu Nacional de História Natural, que engloba a biodiversidade angolana, bem como o Museu Nacional de Antropologia com colecções compostas por objetos de grupos etno-línguisticos de Angola.




Para saber mais acesse a:

Um comentário:

Unknown disse...

valeu, gostei do blog

Brasil,Amazonas,Presidente Figueiredo