segunda-feira, abril 25, 2011

23 de Abril: Dia mundial do livro e dos direitos autorais

O dia mundial do livro e dos direitos autorais foi criado em 1995 durante a XXVIII Conferência Geral da UNESCO para promover a leitura, publicação de livros e a proteção de direitos autorais.

O dia foi escolhido pois tanto Miguel de Cervantes quanto  William Shakespeare faleceram no dia 23 de abril.

É um dia para lembrar o prazer da leitura e incentivar a população a dar uma atenção especial ao livro.
Desde sempre, o Homem tem necessidade de se expressar e registrar fatos de seu quotidiano.
Os homens das cavernas deixaram-nos desenhos de suas casas, dos animais que os rodeavam, de suas caçadas gravados em pedra.
E por isso hoje, podemos saber como era sua vida.

Com o passar do tempo, novas técnicas foram surgindo como o papiro, o papel e, mais recentemente, a forma eletrónica de se expressar que possibilita a existência de livros online ou mesmo em pequenos aparelhos que levamos de um lado a outro.
E surgem novas questões que não estavam presentes há poucos anos atrás, como os livros impressos vs livros eletrónicos. A questão da preservação do meio ambiente e das árvores assim como os direitos autorais. 

As bibliotecas azuis em português são a prova da importância do livro tradicional. Contendo informação sobre variadas áreas em saúde como doenças infecciosas, saúde materna, saúde infantil, vacinas, SIDA, malária, manuais de gestão e saúde pública, entre outros.

Esta coleção tem mais de 180 livros e desde 2006  já até hoje já foram distribuídas mais de 134 biblotecas pelos 5 países africanos de língua oficial portuguesa (PALOP) como Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

Esta iniciativa está associada ao programa ePORTUGUESe da Organização Mundial de Saúde.

 
Para saber mais:
http://eportuguese.blogspot.com/

Um comentário:

Anônimo disse...

Este post me foi muito útil ,estava pesquisando sobre esse assunto e aqui encontrei todas as respostas que precisava.
obrigado.