sexta-feira, maio 06, 2011

Dia das mães

Há dias que são especiais e por isso os festejamos. Mas às vezes nem sabemos a sua origem.
E o dia das mães? Como será que surgiu?
Um dos registros mais antigos de celebração do dia das mães vem da Grécia Antiga, ou período pré helênico. Como qualquer celebração antiga, este dia está relacionado com a Festa da Primavera, ou renascimento...... em homengagem a Deusa Rhea filha de Urano (céu) e Gaia (Terra) Assim a filha do céu e da Terra foi considerada a  Mãe dos Deuses.
Já em Roma, 250 anos antes de Cristo, as festas comemorativas do dia das mães eram dedicadas a Cybele, Deusa da fertilidade e portanto a mãe de todos os Deuses romanos.

Mais tarde, durante o século XVII, a Inglaterra guardava o 4º Domingo da Quaresma, como um dia para homenagear as mães  das operárias inglesas.
Este dia ficou conhecido como o “domingo das mães” que era comemorado com um “bolo das mães.

Até hoje, o dia das mães na Inglaterra é celebrado no 4º Domingo da Quaresma.

À medida que o Cristianismo avançava pela Europa, era comum homenagear a “Igreja Mãe” – a força espiritual que lhes dava vida e os protegia do mal.

Ao longo dos tempos a festa da igreja foi-se confundindo com a celebração do Domingo da Mãe.
Nos Estados Unidos, pode-se dizer que as primeiras referencias para a celebração do "dia das mães" foram em 1872 por Júlia Ward Howe, autora da letra do hino do  da batalha da república. 
Mas há quem considere que a origem do dia das mães tenha sido mesmo no dia 10 de maio de 1907 quando a jovem Anna Jarvis, que havia perdido sua mãe três anos antes resolveu homenagea-la com uma festa, mas desejando estender as comemorações a todas as outras mães, enviou à igreja, 500 cravos brancos que simbolizavam as virtudes da maternidade. Ao longo de sua vida, Anna jarvis enviou mais de 10.000 cravos para a igreja. Vermelhos para as mães ainda vivas e brancos para as mães já falecidas. Sua campanha foi tão bem recebida que em 1911, este dia era celebrado em praticamente todos os estados americanos.

Em 1914, o Presidente americano Woodrow Wilson declarou oficialmente o 2º domingo de maio como o dia nacional das mães.

Hoje em dia, ter um dia dedicado às mães, é quase universalmente aceito, mas nem todos os países o celebram na mesma data.

Por exemplo: Em Portugal, o dia das mães já foi comemorado no dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, a Padroeira de Portugal. Mais tarde, o dia 13 de maio ficou associado às comemorações do dia das mães, mas atualmente, o dia das mães é comemorado no primeiro domingo de maio.
Angola, Cabo Verde e Moçambique também festejam o Dia da Mãe no primeiro domingo de maio.

No Brasil, o primeiro dia das mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918.

Em 1932, o Presidente Getúlio Vargas decretou o segundo domingo de maio como a data oficial para celebrar o dia das mães e em 1947, Dom Jaime de Barros Câmara, Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, determinou que essa data fizesse parte também do calendário oficial da Igreja Católica.

Dia das mães ao redor do mundo:

Dia
País
Segundo domingo de fevereiro
Noruega
Primeiro domingo de maio
Portugal, Lituânia, Hungria, Cabo Vede, Espanha, Moçambique, Angola
Segundo domingo de maio
Africa do Sul, Austrália, Austria, Bélgica, Brasil, China, Dinamarca, Alemanha, Estônia, Finlândia, Grécia,Itália, Japão, Canadá, Países baixos, Nova Zelândia, Peru, Suiça, Formosa, Turquia, Estados Unidos, venezuela
Último domingo de maio
França, mas se coincidir com Pentecostes, é transferido para o primeiro domingo de junho
Suécia
Inicio de outubro
India
Terceiro domingo de outubro
Argentina, Bielorrussia
Para saber mais:

2 comentários:

diáriodesusete disse...

Excelente informação. Fiquei a saber muito. E grande dia!

diáriodesusete disse...

Excelente informação! Não sabia. :)