sexta-feira, maio 13, 2011

Encante-se por Portugal

Você conhece PORTUGAL?

Situado no sudoeste da Europa,  faz fronteira ao norte e a leste com a Espanha e a oeste e sul com o Oceano Atlântico.

Portugal está dividido em dezoito distritos, mas é considerado um país relativamente homogéneo.

Existe alguma variação regional, de acordo com a constituição geológica do terreno e as caraterísticas climáticas, culturais,  etnográfica e idioma com seus dialetos. De acordo com o Ethonogue (http://www.ethnologue.com/) fala-se 9 línguas em Portugal.

Inclui ainda dois arquipélagos, a Madeira e os Açores.

A Ilha da Madeira é conhecida como a Pérola do Atlântico e esta fama vem de sua exuberante paisagem revestida de vegetação subtropical e um maravilhoso clima que oferece águas tépidas e convidativas.

Nos Açores, a paisagem é repleta de lagos, fumarolas e águas termais. 
É nos Açores onde se encontra o ponto mais alto do território português - a montanha do Pico, um cone intacto, que parece proteger toda a riqueza geológica.

A capital de Portugal é Lisboa, cidade que atrai muitos turistas pelos seus belos monumentos como a Sé Catedral, a Torre de Belém, o Mosteiro dos Jerónimos e a Baixa Pombalina.

Os seus grandes pontos turísticos são também os museus nacionais de Arte Antiga, dos Coches e do Azulejo, a Fundação Calouste Gulbenkian, o Centro Cultural de Belém e o Teatro Nacional de São Carlos. Também se pode destacar o Oceanário de Lisboa.

A cidade do Porto, é também conhecida como Cidade Invicta, tendo sido esta a dar o nome a Portugal.
A Foz é uma zona altamente turística, por muitos considerada a mais bela zona da cidade, onde se pode desfrutar da beleza do Oceano Atlântico conjugada com um belíssimo e romântico passeio marítimo. 



O Mercado do Bolhão é um símbolo arquitetónico de comércio tradicional, onde se encontram as famosas vendedeiras do Mercado, características da cidade.
Não deixe de visitar a Torre dos Clérigos, a Sé Catedral, o Palácio de Cristal e a Avenida dos Aliados.
Prove o vinho de Porto e visite as caves onde este é produzido e envelhece, ganhando qualidade e sabor.
 
A cidade do Porto possui diversos espaços culturais de referência na região e a nível nacional. Entre os diversos museus da cidade, destaca-se o Museu de Arte Contemporânea situado no Parque de Serralves.

No Norte de Portugal pode destacar-se a cidade de Guimarães, o berço da nação, onde acredita-se nasceu D. Afonso Henriques, o primeiro Rei de Portugal.
A batalha de São Mamede (1128) que lhe garantiu o trono foi travada na perferia desta cidade. 
O castelo de Guimarães é um monumento que não deve deixar de visitar.


No Sul de Portugal, o Algarve é famoso pelas suas magníficas praias e é visitado por muitos turistas estrangeiros no Verão. 

A ponta de Sagres e o cabo de São Vicente são os pontos mais a sudoeste da Europa e são marcos históricos dos descobrimentos portugueses.  

APROVEITE E VISITE PORTUGAL!

Um comentário:

Anônimo disse...

e sempre engraçado ver que Portugal não tem ilhas no mapa... realmente os continentais