terça-feira, junho 14, 2011

Dia 14 de junho: Dia Mundial do Doador de Sangue

Dia 14 de junho é o dia escolhido pela OMS para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Uma forma de reconhecer as milhões de pessoas no mundo inteiro que doam sangue voluntariamente todos os dias salvando vidas e melhorando a qualidade de saúde de muitas pessoas.
Este ano, com o tema "Mais sangue. Mais vida" a comemoração oficial será em Buenos Aires, Argentina.

O objetivo é sensibilizar as pessoas sobre a importância de doar sangue regularmente. Deve-se ter em mente que a necessidade é constante e a prevenção da escassez de sangue em hospitais e clínicas, principalmente em países em desenvolvimento,  aonde as quantias são muito limitadas, é fundamental e tem o grande potencial de salvar muitas vidas.

Segundo a classificação oficial, dos 80 países com uma taxa baixa de doadores de sangue (menos de 10 doações por cada 1 000 habitantes), 79 são países em desenvolvimento.

Há 93 milhões de doaçõesde sangue  anualmente.
50% vêm de países desenvolvidos onde só está 16% da população do mundo.

Todos os anos, por todo o mundo, organizam-se atividades e eventos para celebrar este dia, como partidas de futebol, concertos gratuitos, clinicas móveis de doação de sangue, e outros.

A OMS, junto com a Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, a Sociedade Internacional de Transfusão Sanguínea e a Federação Internacional das Organizações de Doadores de Sangue, estão incentivando comunidades a aderir a campanha do Dia Mundial do Doador e "Pinte o mundo vermelho", cobrindo, pintando ou iluminando de vermelho monumentos, prédios e lugares populares; organizando eventos culturais, artísticos ou musicais com o tema vermelho; ou formando uma "gota de sangue humana" em lugares públicos.

Em Genebra,  a  OMS e seus parceiros estarão juntos na Praça das Nações, em frente às Nações Unidas para formar a gota de sangue as 12h30.

E no seu país?
O que está sendo preparado?
Doe Sangue!

Nenhum comentário: