sexta-feira, agosto 12, 2011

De onde vem o dia dos pais?

Fonte da imagem

Todo feliz, usando a camisa social que ganhou dos filhos, com as golas dobradas para não sujar, o paizão faz churrasco para a família que senta-se à mesa, rindo e lembrando histórias em comum. Aqueles que moram longe se atualizam das novidades um do outro e aqueles que moram perto mas não se vêem muito combinam de tomar um café juntos na próxima semana. Além de comemorar a vida do pai, aquela é uma oportunidade de fortalecer e renovar os laços familiares, que o tempo e as rotinas separadas de cada um tornaram mais tênues.
Essa é uma cena que provavelmente muitos de nós já vivemos em vários anos no Dia dos Pais. Mas será que muitos também já pararam para pensar na origem desse dia especial?

Demos uma volta pela Internet para tentar descobrir. Se tiver ocasião, de repente esse é um bom assunto para se falar na mesa de almoço nesse domingo especial.
As Origens
A primeira homenagem ao pai da qual se tem registro foi feita na antiga Babilônia. Há mais de quatro mil anos, um rapaz esculpiu um "cartão" para o pai, desejando sorte, saúde e uma longa vida.  

Mas muitos séculos se passaram antes que as homenagens ao pai virassem evento oficial. Muitas fontes na Internet dizem que o Dia dos Pais, como ocasião especial, foi comemorado pela primeira vez nos Estados Unidos, em 19 de junho de 1910. A data era próxima do aniversário de William Jackson Smart, um veterano de Guerra Civil que criou seis filhos sozinho depois que a esposa morreu no último parto.

Uma das filhas de William, Sonora Louise Dodd, pediu à igreja local para criar um dia para homenagear a coragem e dedicação do pai dela e dos pais em geral. Ela pensava que como as mães tinham um dia assim, os pais também deveriam ter, e a igreja concordou. Os anos se passaram e o Dia dos Pais gradualmente transformou-se de uma pequena comemoração na cidade de Sonora -- Spokane, Washington -- em um evento nacional e depois mundial.

Em 1916, o presidente americano Calvin Coolidge foi à Spokane e discursou em comemoração do Dia dos Pais.
Cinquenta anos depois, Lyndon Johnson declararia, em proclamação presidencial, o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais nos EUA.
Essa data é a mais usada entre as dezenas de países que comemoram o Dia dos Pais, enquanto alguns escolheram outras datas de importância simbólica, principalmente religiosa. 
Imagem do site http://www.fotosimagens.net/dia-dos-pais.html

Dia dos Pais no Mundo

No Brasil, o publicitário Sylvio Bhering é tido como o importador da idéia do Dia dos Pais,  comemorado-o pela primeira vez em 14 de agosto de 1953. Na época, a imprensa do país organizou um concurso onde o pai mais jovem, o pai mais velho e o pai com mais filhos seriam homenageados publicamente. Ganharam um pai de 16 anos, um de 98 anos e um com 31 filhos.

O primeiro Dia dos Pais no Brasil coincidiu com o Dia de São Joaquim, padroeiro da família, e é agora oficialmente comemorado todo ano no segundo domingo de agosto (época do Dia dos Pais também em Samoa e em Taiwan).

Portugal, Itália, Espanha e países africanos de língua oficial portuguesa seguem a tradição católica mais à risca, tendo o Dia dos Pais em 19 de março, Dia de São José, o pai de criação de Jesus Cristo.
Em 2009 em Angola, o Dia dos Pais chegou a ser festejado pelo Ministério da Família e Promoção da Mulher, com o intuito de promover os direitos e deveres dos pais diante dos filhos e homenagear os que se sobressaem no papel. 
Já a Alemanha comemora o Dia dos Pais no Dia da Ascenção de Cristo que é feriado nacional, quarenta dias depois da Páscoa. É costume nesse dia realizarem-se passeios pelas florestas entre grupos de homens de diferentes gerações, regados à muita cerveja e comidas típicas.  

Na Argentina, Paraguai, Perú, Reino Unido e Canadá, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, como nos EUA.
É tradição na Argentina e Paraguai dar presentes ao pai e ter reuniões de família. Porém, no Reino Unido e Canadá não se faz muita festa nessa data, não sendo costume reunir-se com a família.
No Perú também não é uma data especial.

No primeiro domingo de setembro comemora-se o Dia dos Pais na Austrália, com o concurso de Pai do Ano reunindo algumas comunidades locais.

É também nessa época que o povo do Nepal homenageia a figura paterna, realizando cerimônia com os pais ainda vivos e indo a templos para honrar o deus Shiva e aos pais que já morreram. 
A Rússia é o país que comemora o Dia dos Pais mais cedo no ano (23 de fevereiro, que é também "dia do defensor da pátria") enquanto a Bulgária é a que o comemora mais tarde, um dia depois do natal.
Leia agora um poema do Dia dos Pais publicado no blog Vivências Contadas, sobre Moçambique:

Um Pai em Moçambique, por CSD

Aqui não foi Dia do Pai.

Pai, aqui, é ser diferente.
Pai, aqui, é estar ausente.
Pai, aqui, é ser senhor

O Dia do Pai não se celebra.
Não há necessidade
Pai é sempre
Sem tempo nem idade.

Mas os filhos gerados
A cargo delas estão
Vagueiam pela cidade
Para ganhar o tostão.

O Pai aparece já tarde
Sem tempo para ouvir
Os filhos vão para a cama
E ele vai dormir.

Pai é todos os dias,
Pai devia ser coração
Pai não é só presença
Pai é admiração.


Fontes:
Blog, Foi Desse Jeito Que Eu Ouvi Dizer: http://silnunesprof.blogspot.com/
Blog, Vivências Contadas:




Nenhum comentário: