quarta-feira, agosto 17, 2011

SLIDESHOW PASSEIO - Parte I - Angola

Nós da Rede ePORTUGUÊSe trabalhamos para fortalecer a comunicação e informações sobre saúde entre os países de língua oficial portuguesa. Nestes seis anos da rede tentamos capturar um pouco da cultura, atenção à saúde pública, povos e paisagens desses oito países. 

Nesta série - SLIDESHOW PASSEIO - mostraremos a cada semana fotos destes países. 
GoogleMaps
Cada letra nesse mapa representa um país. A série de "slideshows" desses países vai seguir a ordem alfabética ao mostrar um país a cada semana, a não ser quando decidimos usar dois países africanos consecutivamente por motivos geográficos. 

A ordem será A) Angola, B) Cabo Verde, C) Brasil, D) Guiné-Bissau, E) Moçambique, F) Portugal, G) São Tomé e Príncipe, H) Timor-Leste.

Nas fotos é possível ver alguns profissionais de saúde em ação, manifestações populares, Bibliotecas Azuis, o sorriso contagiante das crianças, praias, monumentos, centros urbanos e reuniões de saúde realizadas.

A série começa com esse post, sobre Angola. O país, composto de 18 províncias no Sudeste da África, é um dos maiores do continente e um dos mais ricos em recursos naturais como diamantes, petróleo e ouro. Sua capital é Luanda e origens culturais remontam tradicionalmente aos povos Bantu.

A colonização e presença portuguesa teve, também, uma forte influência cultural e religiosa, misturando-se com as tradições dos diferentes grupos étnicos, como os Ovimbundu, os Mbundu e os Bakongo. Existem cerca de mil comunidades religiosas, sendo a religião predominante o Cristianismo, seguido das crenças tradiconais.

Isso é, claro, apenas um pequeno gostinho da imensidão de Angola e do resto dos países de língua oficial portuguesa. Mas esperamos que aproveitem e voltem a este blog para ver os próximos episódios do SLIDESHOW PASSEIO.

E agora, com vocês... ANGOLA


Montagem e edição: Ana Ribeiro, Rede ePORTUGUÊSe

Nenhum comentário: