quinta-feira, setembro 29, 2011

Direto de São Tomé e Príncipe

Os pontos focais da rede BVS ePORTUGUÊSe participam entre os dias 25 a 29 de setembro de 2011 da III Reunião da Rede BVS ePORTUGUÊSe em São Tomé e Príncipe.

Esta é uma oportunidade para que os participantes dos oito países de língua portuguesa possam trocar experiências, discutir a situação das suas Bibliotecas Virtuais em Saúde (BVS) e definir um planejamento para o futuro.






 Além disso, tem-se discutido temas estratégicos para o desenvolvimento da gestão da informação, tais como gestão de bibliotecas e desenvolvimento de coleções, cooperação sul-sul e ensino à distância.





 

São Tomé e Príncipe foi o primeiro país a receber treinamento para a criação da sua BVS em julho de 2008 e agora é o anfitrião da III Reunião de Coordenação da rede. A rede ePORTUGUÊSe coletou os depoimentos de alguns dos colegas que tornaram possível a realização desta reunião.






“Acredito que com o surgimento da Rede BVS ePORTUGUÊSe muito mudou no que concerne a disponibilidade de informação variada em saúde importante para o desenvolvimento dos trabalhos de cada profissional de saúde que pretende melhorar os seus conhecimentos em benefício da população. A BVS não é somente uma rede de informação, ela passou a ser uma ferramenta  de trabalho de cada técnico de saúde” 
Leonel Carvalho, funcionário do Ministério da Saúde de São Tomé e Príncipe e ponto focal da rede ePORTUGUÊSe
  



“Uma maior  interação entre os profissionais de saúde de língua portuguesa é uma das finalidades da rede ePORTUGUÊSe e das suas ferramentas. Para que esta interação seja efectiva, os pontos focais ePORTUGUÊSe terão que ser proactivos na multiplicação de iniciativas de promoção da rede e de interação entre as partes, partilhando entre eles os progressos, os desafios e as perpectivas. Esta interração é tanto mais importante quando sabemos que existem paises em estados diferentes de implementação das suas acções, com uma larga experiência a partilhar no processos de desenvolvimento das BVS nacionais.” 
Claudina Cruz, funcionária do Escritório de Representação da Organização Mundial da Saúde de São Tomé e Príncipe e ponto focal da rede ePORTUGUÊSe



A próxima reunião de coordenação da rede ePORTUGUÊSe ocorrerá daqui a dois anos. Ainda segundo a Dra Claudina Cruz "estas reuniões são importantes para avaliar os progressos  alcançados e delinear ações futuras. As recomendações deveriam ser traduzidas em roteiros (road map), com indicadores que permitam seguir a implementação das mesmas".

 
Confira no You Tube o vídeo produzido pela rede ePORTUGUÊSe, que foi apresentado durante a Reunião: http://www.youtube.com/watch?v=5kuiA9ygOCU

Nenhum comentário: