segunda-feira, setembro 12, 2011

Lenda do Céu e Terra Ligados - Timor Leste

Finalizamos hoje a nossa série de lendas, iniciada em março deste ano, após termos apresentado histórias que fazem parte da cultura de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.

E é com Timor Leste que encerraremos, homenageando os contadores de histórias, conhecidos neste país por Lia ni'an, os quais mantêm vivas as tradições da ilha.

 
Há anos atrás era fácil ir da terra até ao céu e voltar... Essa ligação ao céu era conseguida subindo uma planta trepadeira de nome calêic, uma das várias plantas trepadeiras existentes em Timor.


Havia uma mulher que costumava subir esta trepadeira para ir buscar lenha. Um dia, a mulher demorou mais tempo que o normal a descer para fúria do seu marido, que decidiu então cortar a trepadeira. A partir desse dia, a ligação entre o céu e a terra foi quebrada, ficando separados para sempre.


 O local exato onde se encontrava a planta calêic continua um enigma.  A população da costa sul timorense acredita que a origem da planta é um lugar chamado Ria-tu, onde existe uma pedra a marcar o local.

Os habitantes de Ramelau acreditam que esta planta se localizava no cume da montanha Daroulau e que a raiz ainda hoje lá se encontra.

No entanto, algumas pessoas defendem que a raiz da planta ainda é visível em Quelicai. Na costa este de Timor, acredita-se que era em Muapitini, distrito de Lautém, que se podiam chegar ao céu.

Desde os cantos de Kianda à receita da sopa de pedra, passando pelo tambor africano, ficam aqui alguns exemplos de histórias que fazem parte da tradição dos oito países de língua portuguesa e que enriquecem a cultura de suas populações.

Nenhum comentário: