sexta-feira, setembro 30, 2011

Mosquito estéril?

A malária é uma das doenças mais prevalentes no mundo e de acordo com a Organização Mundial da Saúde atinge cerca de 3.3 bilhões de pessoas, quase metade da população mundial. A cada ano são registrados cerca de 250 milhões de novos casos e quase 1 milhão de mortes e a população dos países de menor desenvolvimento, são as mais vulneráveis.
Cientistas ingleses afirmam que conseguiram modificar geneticamente os mosquitos Anopheles, transmissores da malária, tornando-os estéreis e desta forma impossibilitados de reproduzir.

sem mosquito - sem malária!

De acordo com pesquisadores foram criados 100 tipos de machos estéreis, através da injeção de uma proteína nos ovos dos mosquitos que, por sua vez, alteram o desenvolvimento dos testículos dos machos sem comprometer suas funções sexuais.
As fêmeas depois de acasalar poriam ovos não fertilizados.
 
Cerca de 90% das mortes ocorrem em Africa e 92% ocorrem em crianças menores de cinco anos de idade. Estima-se que uma criança tenha, em média, entre 1 a 5 episódios de malária a cada ano e a cada 30 segundos, uma criança morre de malária.
 
Este é um momento importante em que a engenharia genética poderá contribuir para acabar com um dos grandes flagelos do mundo.

Nenhum comentário: