quarta-feira, setembro 07, 2011

SLIDESHOW PASSEIO - Parte IV - Guiné-Bissau

Depois de passarmos por dois países da África (Angola e Cabo Verde) e pelo Brasil, agora é a vez de voltarmos à África e passearmos por Guiné-Bissau. É parte da série SLIDESHOW PASSEIO, onde pode-se ver personalidades da saúde pública e um pouco das paisagens e povos de cada país de língua oficial portuguesa. A Rede ePORTUGUÊSe da Organização Mundial de Saúde trabalha para melhorar o acesso a recursos e informações de saúde nesses países, especialmente aqueles em desenvolvimento.

República de Guiné-Bissau --situada na África Ocidental e fazendo fronteira com a Guiné e o Senegal -- é um desses países de desenvolvimento que trabalha com nossa rede. A capital é Bissau, que veio dar o nome ao país, de forma a evitar confundir-se com a Guiné. O território encontra-se dividido em oito regiões e uma região autónoma, incluindo também o arquipélago de Bigajós.

O país fez parte do império Mali e foi dos primeiros territórios a serem colonizados por Portugal no século XVI. No entanto, nunca teve uma presença colonizadora forte como outras colónias portuguesas e só 14% da população utiliza o português. As tradições africanas prevaleceram e mantiveram-se aqui praticamente inalteradas pela presença portuguesa até os dias de hoje. As religiões e crenças tradicionais africanas - como o animismo e a veneração dos antepassados - são praticadas por cerca de metade da população, seguidas do Islamismo, praticado por cerca de 2/5 da população.

Vejamos agora um pouco de Guiné-Bissau... 



Montagem e edição: Ester Ribeiro, Rede ePORTUGUÊSe

Nenhum comentário: