segunda-feira, outubro 10, 2011

10 de Outubro: Dia Mundial da Saúde Mental

Segundo a OMS, saúde mental é um estado de bem-estar em que o indivíduo tem percepção do seu potencial, consegue lidar com o stress do dia-a-dia, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade.

Milhões de pessoas em todo mundo são afetadas por desordens mentais, neurológicas e comportamentais, que podem causar um imenso sofrimento, isolamento social, dimuição da qualidade de vida e até aumento da mortalidade.

Segundo ao OMS mais de 154 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão, 91 milhões de pessoas são afetadas pelo abuso de álcool e 15 milhões pelo abuso de drogas.

Um relatório publicado recentemente demonstrou que 50 milhões de pessoas sofrem de epilepsia e 24 milhões de Alzheimer e outras demências.

Estima-se ainda que cerca de 900 000 pessoas cometam suicídio todos os anos.

Um em cada quatro pacientes que se dirigem aos serviços de saúde têm pelo menos uma doença mental, neurológica ou comportamental.

A maioria das desordens não são diagnosticadas ou tratadas. Muitas vezes devido ao estigma e à falta de informação em relação à doença mental.

O tratamento medicamentoso tem um papel fundamental para o controle das doenças mentais, mas a alimentação, exercício físico regular e o sono tem importancia fundamental na prevenção e tratamento das doenças mentais.

Um estudo publicado a 6 de Outubro de 2011 no Journal Watch General Medicine demonstrou que o risco de depressão em mulheres que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia diminui em 20% se comparado com mulheres que bebem 1 ou menos xícaras de café por dia.

Como se sabe, a depressão é a doença mental que afeta um maior número de pessoas em todo mundo, sendo prevalente nas mulheres.
Este estudo poderá ser então uma importante ferramenta de prevenção da depressão.

A maioria dos países em vias de desenvolvimento gasta menos de 1% de sua despesa total com a saúde,  com a saúde mental.
A política e legislação da saúde mental, bem como o tratamento  dos doentes deveriam ser consideradas prioridades para os países. Nos últimos anos, a OMS tem intensificado os apelos aos países para aumentarem o apoio aos serviços de saúde mental.


Veja a  mensagem do Diretor Regional para a Africa, Dr. Luis Gomes Sambo sobre o Dia Mundial da Saúde Mental
http://cspace.eportuguese.org/tiki-read_article.php?articleId=1231



Nenhum comentário: